Com um grande número de motocicletas circulando nas ruas, as ações para coibir motos irregulares em Petrópolis se tornaram frequentes, principalmente após o fim do ano passado. De acordo com a Polícia Militar, 50 motos foram apreendidas pelo 26º BPM em 2024 até o momento.
As ações contra motocicletas irregulares foram intensificadas após o evento que ficou conhecido como “Rolê de Natal Petrocity”, onde diversos motociclistas se reuniram em pontos diferentes da cidade e foram alvo de queixas por parte da população, por conta do barulho causado pelas motos. O encontro gerou uma série de fiscalizações e apreensões da Polícia Militar, principalmente entre o Natal e a primeira quinzena de janeiro.
Na última semana, uma reunião foi realizada entre o 26º BPM, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes e a Guarda Civil Municipal, onde o foco foi novamente a coibição de motocicletas irregulares no município. No encontro, foram planejadas mais operações em conjunto para a retirada dos veículos irregulares de circulação.
Números de motos em Petrópolis
Segundo números divulgados em abril pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), a frota de motocicletas em Petrópolis é de 33.011. Há ainda, as motonetas, que somam mais 4.759.