• Plataforma de educação dá dicas de vídeos, músicas e receitas típicas de festa junina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/06/2020 13:28

    Junho chegou e, com ele, atividades diferenciadas para os alunos da educação infantil na plataforma “Educa em Casa”. Mesmo com a impossibilidade de contato físico e com as aulas suspensas devido às ações de prevenção ao coronavirus, atividades diferenciadas, com tema junino, foram acrescentadas na sessão da educação infantil, com sugestão de vídeos, músicas, brincadeiras e até receitas.

    “O estabelecimento de uma rotina é muito importante para as crianças menores. As dicas também incluem horários para as atividades e mostram que muitas brincadeiras criativas são ótimas para o desenvolvimento das crianças que estão na educação infantil”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

    Na parte de berçário e 1º período, por exemplo, a  9ª semana de atividades traz uma sugestão de rotina: higienização, estimulação, exercícios com braços e pernas, banho de sol, cantigas, almoço, contação de história e estimulação por meio de brincadeiras diferentes. Nessa semana, a sugestão é a pescaria de tampinhas (a partir dos 4 meses).

    “Brincar com bebês e crianças é mais fácil do que se imagina. Não é necessário gastar muito dinheiro e nem comprar brinquedos eletrônicos para a estimulação. Objetos simples e do cotidiano podem se tornar uma brincadeira divertida e o melhor, têm um resultado importante no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora”, afirma Simone Malheiros, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação.

    Para esse público, o Educa traz, ainda, indicação de vídeos e músicas como A galinha magricela, Peixe Vivo, Festa Junina, Festa de São João.

    Há também, na 9ª semana de atividades, sugestão de rotinas para alunos do 2º e 3º períodos, inlcuindo leituras, brincadeiras e atividades: Vamos contar? Desenhar com comandos; acertar a argola, fazer uma sanfona de papel, amarelinha e a história do Arraiá na floresta vem cá e a música forrozinho bom.

    Para aqueles que estão no 4º e 5º período, há a sugestão de leitura, brincadeiras como jogo da memória, recorte e cole, leitura e receita de broa de milho.

    “Além de trabalhar a coordenação, ao colocar a mão na massa, os alunos aprendem sobre texturas e quantidades, ótima forma de se aprender fazendo algo divertido”, acrescenta Simone Malheiros.

    Últimas