Plataforma da saúde democratiza serviços
Criada em 2014, a Plataforma da Saúde é uma empresa social que utiliza tecnologias portáteis para democratizar o acesso à saúde de qualidade, em especial na atenção primária. A Plataforma foi criada pelo petropolitano Tales Guarisa Gomes, de 28 anos, empreendedor social, formado em Marketing e em Gestão de Negócios pela UFRJ. Hoje ele atua em conjunto com o empreendedor Felipe Dias também de 28 anos, empreendedor social, formado em TI. A Plataforma ganhou o reconhecimento mundial através de prêmios do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, da OEA, ONU, 3M, Consulado da Coreia do Sul, Governo Federal do Brasil, dos EUA e do Chile, MIT e agora da Forbes. Agora, o petropolitano visita outros países apresentando as inovações da Plataforma da Saúde.
O projeto Plataforma Saúde é de prevenção: profissionais seriam encaminhados a determinadas áreas com materiais portáteis capazes de fazer diagnósticos de doenças, como diabetes e hipertensão. A empresa desenvolveu uma metodologia que combina o uso de hardware (equipamentos point-of-Care) para a realização de exames rápidos de glicemia capilar, colesterol e triglicerídeos, com um software que processa estes dados, os combina com um questionário de estilo de vida e gera um resultado que representa o grau de risco do desenvolvimento de doenças crônica. Por causa da inovação, Tales esteve nesse ano em vários países apresentando o sucesso da plataforma.
"Estive em Berlim no início do ano palestrando sobre inovação, no Chile a trabalho implementando a Plataforma Saúde. Na Russia, estive no final de setembro para um congresso de inovação chamado IASP, apresentando a Plataforma Saúde para empresários e para a secretaria de saúde da cidade de Moscou, que tem interesse em levar a solução para lá. Viajo nesse final de semana viajo para a Austria a convite de embaixada da Austria no Brasil para uma semana de imersão em um programa que reúne jovens líderes para discutir assuntos de relevância e para desenvolvimento de negócios e em janeiro vou a Porto Rico também apresentar o negócio em um programa de aceleração chamado Parallel 18", disse Tales.
De acordo com Tales, a ideia surgiu em uma favela do Rio de Janeiro, após ele observar o trabalho de um senhor que realizava oficinas de saúde na comunidade. "Em 2014 conheci em uma favela no Rio o trabalho social de um senhor que realiza oficinas de saúde em sua comunidade. Vi o impacto que ONGs como a dele têm sobre as comunidades onde atuam. A ideia foi a de usar a tecnologia para criar um modelo replicável e escalável em torno destes atendimentos, e de transformar o projeto em um negócio de verdade, que não seja dependente de doações, mas que tenha na busca pelo lucro o caminho para a sustentabilidade. Esse modelo evoluiu e hoje tenho um sócio, Felipe Dias, que lidera a área de produto e de tecnologia", contou.
Além da plataforma da saúde, Tales está atuando também em uma rede social de gastronomia. "Sou gerente de produto no Yummie App, uma rede social de gastronomia (http://yummie.com.br)", contou.
Tales nasceu e foi criado em Petrópolis. É graduado em Marketing (Estácio Petrópolis), Gestão de Projetos (KIrkwood College, nos EUA) e Gestão Empresarial (MBA na UFRJ). Nas palestras, o jovem fala sobre sobre negócios de impacto social, que buscam combinar lucro e propósito, sobre a Plataforma Saúde e sobre novas tecnologias. Para o futuro, Tales prevê outros projetos. "Quero trabalhar em projetos e negócios que tenham impacto e que resolvam problemas das pessoas. Quero que a Plataforma Saúde ajude a promover o autocuidado, que os brasileiros tenham aceso à informação sobre o que se passa com o seu corpo para se cuidar mais e melhor", disse.