• Plano Verão 2022 previu uso de apitos para anunciar chuvas fortes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/03/2022 02:46

    Em novembro, ainda no governo interino de Hingo Hammes, o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers – que permaneceu agora na gestão Rubens Bomtempo iniciada em dezembro – anunciou o Plano Verão 2022. E entre protocolos com órgãos de todas as esferas, o plano de contingência previa o uso de… apitos. Seria um sistema de alerta alternativo em locais que não há sirenes. Uma das comunidades que receberia o alerta por apito seria o Floresta, onde houve deslizamentos de barreiras agora no dia 15 de fevereiro e pessoas tiveram de ser resgatadas de casas em helicópteros. Com a quantidade (e barulho) de chuva no dia da tragédia haja pulmão pra apitar…

    Responsabilidades

    Você conferiu nas páginas da Tribuna muitas perguntas sobre a tragédia do dia 15 ainda sem respostas. Partisans acreditam que uma das principais é: quantas pessoas se afogaram no Centro Histórico? Porque foram muitas que não conseguiram sair daqueles dois ônibus na Washington Luiz, episódio com investigação aberta pelo Ministério Público, mas quantas pessoas ficaram presas dentro de carros na Rua do Imperador? Quantas morreram levadas pelas águas? Porque as ruas não foram fechadas? O que não falta em redes sociais são vídeos mostrando cidadãos salvando as pessoas e carros na contramão nas calçadas para fugir da inundação.  Mas quantos não tiveram a mesma sorte?

    Na tarde da tragédia, o presidente a CPTrans, Jamil Sabrá, postou nas redes sociais que estava no Centro de Operações acompanhando a enchente e assinalando que ‘muita água ainda estava por vir”.

    Troca de finalidade

    Para garantir verbas para o aluguel social dos desabrigados das chuvas, a Prefeitura cancelou uma dotação de R$ 187 mil destinados ao Restaurante Popular. É mais um sinal de que está perto de o governo do estado assumir o restaurante da cidade.

    Vagas

    Longe de os Partisans colocarem mais lenha na fogueira, mas não tem uns 20 apartamentos ainda vagos lá no Vicenzo Rivetti? Tá certo que o condomínio precisa ainda de muitas obras que garantam bem estar dos moradores, mas é melhor do que ficar em abrigo.

    Renúncia coletiva

    Partisans têm visto um movimento – ainda que não vá ter uma execução na prática – começar a tomar forma nas redes sociais. Propõe a renúncia coletiva de quem está no mandato em Petrópolis e abstenção dos que já estiveram nas próximas eleições.  Não vai rolar, mas mostra o grau do descontentamento com a classe política agravada pela tragédia mais recente.

    E o bota-fora?

    Para ficar mais claro: quando se fala que se retirou 58 mil toneladas de detritos das ruas de Petrópolis, resultado da enchente (serviço que ainda não acabou) estamos falando em 58 milhões de quilos.  É muita quantidade de sujeira. Para onde foi levada?

    Nova cara

    Nada menos que 13 ocupantes do primeiro escalão do governo Claudio Castro vão se desincompatibilizar para concorrer como deputados. Seis são deputados estaduais e que tentarão a reeleição: Max Lemos, Gustavo Tutuca, Rodrigo Bacellar, Dr. Serginho, Leo Vieira e Thiago Pampolha. Vinicius Farah também deixa o governo para tentar seu segundo mandato como deputado federal. Outros cinco integrantes do governo, estes sem mandato, também deixam a gestão para concorrer como Matheus Quintal, de Petrópolis, Gutemberg Fonseca, Marcelo Queiróz e Marcelo Cordeiro Bertolucci.

    ‘Forasteiros’

    Vão tentar votos em Petrópolis, Matheus Quintal, que é daqui mesmo e Max Lemos, estes pegando carona na boa visibilidade do governo do Estado com a tragédia das chuvas. Também tentará a sorte Gustavo Tutuca que vai apresentar uma prestação de contas do que conquistou para o turismo na cidade. 

    Crias da cidade

    Max Lemos, no entanto, vai ter que rebolar para tirar votos de Vinicius Farah, ex-prefeito de Três Rios, cidade da qual os petropolitanos nutrem inveja pelo boom econômico que mudou a vida do município.  Considerando o segundo escalão do governo, entra na lista de candidatos do governo Castro o ex-prefeito Bernardo Rossi que vai tentar voltar à Alerj.

    Carioca radicada em Petrópolis, Andréa Bretas prepara uma nova exposição. Desta vez sobre um rito de passagem das mulheres do Quênia para a idade adulta que sofrem com a mutilação genital. Bretas está no país africano colhendo imagens para a mostra.

    Cerveja solidária

    Até o final do mês para toda conta acima de R$ 100 cervejarias do Centro Histórico se uniram em uma campanha e irão destinar 5% do valor total para doações e projetos para as famílias mais necessitadas. O Circuito Cervejeiro está retomando suas atividades e decidiu também fazer uma ação solidária. Estão participando Odin, Bohemia, Sampler, Duas Torres e Brewpoint.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas