• Plano Diretor de Turismo, votado às pressas, deixou de fora programas e pontos turísticos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/03/2023 03:30

    Os vereadores aprovaram, em regime de urgência, na terça-feira (28), o Plano Diretor de Turismo que vai ditar as ações para o setor em nossa cidade até 2030. Isso porque, do contrário, perderíamos o prazo de apresentação junto ao governo federal para nos candidatarmos a receber recursos e projetos. Além de perder financeiramente, Petrópolis, que hoje é Categoria A do Ministério do Turismo, seria rebaixada para B. Porém, o Plano apresentado deixou de fora projetos que o setor ambiciona como, por exemplo, o Centro de Convenções e investimento em turismo esportivo e, até mesmo, o manejo de equipamentos importantes existentes, como Palácio de Cristal e o Theatro Dom Pedro, além de outras ações recentes, mas de importância, como o Circuito de Lazer de Cascatinha.

    Gambiarra

    A aprovação sem o Plano ter sido avaliado foi uma gambiarra para Petrópolis não perder vantagens nem a nota A do Ministério. Mas, os vereadores querem agora discutir amplamente o Plano, inclusive em audiência pública marcada para esta quinta (30), às 16h. Discutir depois de votado? Pois é.

    De lascar

    Pior é que na terça-feira entrou em vigor, com prazo de 30 dias, uma Comissão Especial formada pelos vereadores para dar parecer ao projeto de lei que instituiu o Plano Diretor votado na… terça-feira! E mais: o plano foi discutido, em particular, na sala VIP, por 35  minutos antes de ir à votação.  Segundo eles, essa comissão será mantida e, depois, o plano pode receber emendas. Na boa, sem defender: se fosse na gestão Rossi, Bernardo já estaria pregado na cruz.  

    Vapt-vupt

    Esse negócio de votar em regime de urgência para não perder prazo devia ser uma exceção, mas virou regra. Na mesma sessão vereadores também votaram a criação de mais um Conselho Tutelar na cidade, no sistema vapt-vupt, para que o terceiro organismo do gênero na cidade já pudesse participar do processo eleitoral que, de acordo com o calendário previsto em lei, é em setembro deste ano.

    Missa

    Será celebrada nesta quinta-feira (30), a missa de 7° dia pela morte da educadora Adriana Constâncio Trindade, que atuou de forma dedicada ao magistério e era muito querida por alunos, professores e diretores da rede municipal de ensino. A celebração será às 18h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

    Amigos e familiares se despedem de Adriana Constâncio Trindade em missa hoje, às 18h, na Igreja do Sagrado.

    Tenso

    Foi tenso, muito tenso, o clima ontem tanto na sede da prefeitura, na Koeler, quanto no Centro Administrativo, no Hipershopping. Além, é claro, da CPTrans.  Os secretários até tentaram dar um clima de normalidade mantendo agendas, mas não rolou passar tranquilidade para os servidores com a operação policial que também baixou de manhã cedinho no endereço do prefeito e ex-secretários.

    Silêncio

    O longo silêncio por parte da prefeitura e do prefeito Rubens Bomtempo, alvos da operação do Ministério Público e da Polícia Civil do RJ, que investiga  fraude em licitações, foi ensurdecedor. Não se falou em outra coisa na cidade ontem e causou estranheza a falta de pronunciamento de pronto, incluindo as empresas de ônibus. A investigação começou lá trás, na época de Jamil Sabrá como presidente da CPTrans, ocasião em que a companhia transferiu linhas da Cascatinha para a Cidade das Hortênsias. Ainda se sabe pouco do teor da investigação, que corre em sigilo, mas uma das possibilidades é ter havido alguma ‘vantagem’ nesta mudança.

    Feira do Livro

    A edição 2023 da Feira do Livro da APPO já tem data marcada: de 3 a 28 de abril. Durante quase um mês, livros de vários gêneros literários vão estar à venda, a preços acessíveis, em um estande montado na Praça Dom Pedro II, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O melhor de tudo, para além do prazer da leitura, é que o valor das vendas será revertido para as ações da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos.

    APPO inaugura a Feira do Livro, na Praça Dom Pedro, no dia 3.

    Essa, não!

    A gente cobrou aqui quais as ações da prefeitura para apoio às atuais e atração de mais indústrias para Petrópolis e o executivo se doeu e mandou uma lista de segmentos de negócios na cidade dizendo que apoia, sim. E usou como exemplo o fato de ter organizado o trânsito e podado árvores para passagem de caldeiras gigantes da Alfa Laval, antiga Aalborgh (o que, inclusive, é feito desde que o mundo é mundo). Eis que nos deduraram: esse ‘serviço’ de batedores costuma ser cobrado pela CPTrans…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas