A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis lançou o Plano de Ação para o calor intenso do verão 2023/2024, com o objetivo de nortear as ações de resposta em situações de temperaturas acima da média e estabelecer as atribuições de cada órgão envolvido no plano para mitigar possíveis ameaças à saúde da população.
O documento conta com a integração das secretarias municipais de Proteção e Defesa Civil, Saúde, Assistência Social e Comdep, além da Águas do Imperador, responsável pelo fornecimento de água nos bebedouros que serão instalados nos seguintes pontos de hidratação: Praça Dom Pedro II (Centro), Praça da Inconfidência (Centro), Terminal Itamarati (Quissamã), Terminal Itaipava (Itaipava), Praça CEU (Posse), Praça de Nogueira (Nogueira) e no Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa (Pedro do Rio).
“O planejamento das ações se faz necessário para que possamos atender a população de forma a contribuir com a hidratação de todos nos dias quentes do verão. Contamos com dois enfermeiros em cada um dos pontos de hidratação, tenda fornecendo o atendimento, agentes da Comdep para efetuar o recolhimento do lixo gerado, viaturas da Defesa Civil percorrendo os pontos de hidratação para que, em caso de emergência, possa auxiliar à população, além de equipes da Assistência Social com rotas de distribuição de água para pessoas em vulnerabilidade”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.
O critério do acionamento do Plano de Ação para calor intenso do município de Petrópolis é feito a partir da análise das condições do tempo, que ao indicar a possibilidade de registros de temperatura máxima acima de 30ºC por dois dias consecutivos, é mobilizado.
“Hoje, dia 22 de dezembro, começa oficialmente o verão no Brasil, uma época em que recebemos maior quantidade de radiação solar e as temperaturas são mais elevadas. Já estamos com condições mais características do verão e com a atuação do fenômeno climático El Niño, são esperadas temperaturas ainda mais elevadas aqui pro sudeste brasileiro. Desta forma, é importante pensar em planos de ação para ondas de calor ou até mesmo para episódios de calor intenso que podemos enfrentar nos próximos meses, com temperaturas passando dos 30°C aqui no município, que em geral apresenta temperaturas mais amenas”, esclareceu Giselle Petrungaro, meteorologista da Defesa Civil de Petrópolis.
Além dos pontos acionados por meio deste Plano de Ação, a Águas do Imperador já disponibiliza, diariamente, outros 21 pontos de hidratação ao longo da cidade.
Quando houver o acionamento do Plano de Ação, os pontos definidos – citados acima – funcionarão das 10h às 16h.