• Planetário do Rio terá filmes, séries e debates sobre inclusão de pessoas com deficiência

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/08/2023 19:57
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Planetário do Rio, o maior da América Latina, inicia neste domingo (20), a partir das 15h, o ciclo de ações e debates “Juntos + PlanetáRio”, uma parceria com a ONG Juntos que busca promover o diálogo entre mães e pais de crianças, jovens e adultos com deficiência. Todos os meses, o Planetário do Rio vai receber sessões especiais de filmes e séries em sua cúpula Galileu Galilei, seguidas de rodas de conversa e atividades lúdicas como jogos e brincadeiras.

    A primeira atração audiovisual será a série “Eu sou assim”, originalmente exibida no GNT e que reúne crianças recém-diagnosticadas e adultos com a mesma deficiência, compartilhando dificuldades, descobertas e conquistas. Em seguida, haverá debate com a psicóloga Adriana Karla, especialista no tema, e ainda apresentação do grupo Abadá Capoeira Inclusiva, roda de capoeira formada por PCDs e capitaneada pelo professor Josimar Vermelho.

    “O IBGE nos mostra que quase 19 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, seja ela física ou intelectual. Nós, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, temos enfrentado o desafio da empregabilidade e da capacitação profissional para inclusão das pessoas com deficiência e somos sensíveis à necessidade de discutir meios de tornar nossa cidade mais acolhedora ao pleno exercício da cidadania de todos”, afirmou Everton Gomes, secretário municipal de Trabalho e Renda, pasta à qual o Planetário do Rio é vinculado.

    Seguem na programação as sessões de cúpula, que ensinam divertindo e, aos fins de semana, a atração especial “Caminhando na Lua”, que estreou recentemente. Há atrações para todas as idades, mas com foco nas crianças e adolescentes. No início das noites de quartas e sábados, o Planetário realiza observação do céu com entrada gratuita. Entre as atrações principais desta constelação astronômica estão as sessões “Brincando entre estrelas” e “Uma aventura no planetário”, voltadas para o público infantil, além de “O céu do Rio de Janeiro”.

    Caminhando na Lua, um passeio lunar

    O “Caminhando na Lua” (sábados e domingos, das 14h às 15h) é uma experiência que brinca com uma confusão dos sentidos para simular a sensação dos astronautas ao caminharem na superfície lunar. O visitante percorre um pequeno percurso utilizando um capacete que interage com o cenário. Diferentemente dos óculos de realidade virtual, onde há uma imagem gerada artificialmente, nessa experiência o usuário vivencia uma outra forma de estímulo à sua percepção.

    Brincando entre estrelas: imersão audiovisual

    A sessão “Brincando entre Estrelas” (terças às 11h, 14h e 15h; sábados às 11h15, 13h e 15h15 e domingos às 11h15, 13h, 15h15 e 16h30) é uma parceria entre o Planetário do Rio e a MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios que alegra a criançada. Na cúpula Carl Sagan, as crianças vivem aventuras da protagonista Celeste e seu gato Mourão, apontando as constelações e viajando pelos planetas do Sistema Solar, em uma experiência de imersão única, lúdica e divertida. Atração no formato fulldome.

    Uma aventura no Planetário: sessão de cúpula instrutiva

    “Uma aventura no Planetário” (sábados e domingos às 14h) é um filme exibido no formato fulldome, também na Cúpula Carl Sagan. Isso significa que é exibido dentro da cúpula: a produção tem o formato redondo e sofre uma distorção para adequá-la ao fato de que a tela onde será projetada simplesmente não é plana, mas curva. A temática, que faz a festa das crianças, é uma jornada épica pelos mistérios do universo. O filme conta a história da dupla Monitor e Mouse, que leva o público por uma viagem ao espaço mostrando os planetas, o Sol, a Lua, as estrelas, as nebulosas, as galáxias e até um buraco negro. O filme infantil foi produzido pelo Planetário do Rio em parceria com o Estúdio Labareda.

    “O Céu do Rio de Janeiro”: sessão de cúpula acompanhada por um astrônomo

    Às quartas (17h) e sábados (16h30), a Cúpula Carl Sagan recebe uma sessão ao vivo com um(a) astrônomo(a). Nessa sessão, o(a) astrônomo(a) mostrará as principais constelações visíveis no céu da cidade do Rio de janeiro e as estrelas mais conhecidas. Muitas curiosidades sobre os astros e até lendas associadas às constelações serão abordadas.

    Experimentos do Museu do Universo

    Além dos dois filmes imersivos infantis, de terça a domingo, a partir das 10h, no Museu do Universo há as exposições permanentes “Da Gênese ao Apocalipse”, com acervo de meteoritos do Museu Nacional, e “Olhe para o Céu 2022”, de astrofotografias. O Museu do Universo também apresenta os “Experimentos Interativos” (que ensinam fenômenos como eclipses e o funcionamento das marés) e a “Nave Escola”, que leva a uma viagem pelo universo mostrando imagens incríveis de nebulosas e galáxias enquanto as crianças aprendem mais sobre os planetas do Sistema Solar, pesquisa espacial e evolução da vida.

    Observação do Céu

    Às quartas e sábados, a Praça dos Telescópios é aberta a partir das 18h para uma observação do céu gratuita. A atividade é sempre acompanhada por astrônomos e profissionais da equipe técnica que explicam sobre o céu, mostram as principais constelações e orientam os visitantes como observar nos telescópios, proporcionando uma experiência única de observação da Lua, estrelas, constelações ou algum planeta do nosso Sistema Solar.

    Últimas