• Placas indicando rotas de fuga só ficam prontas no meio do verão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/12/2023 04:20

    E a prefeitura licita no dia 28 agora empresa para aquisição e instalação de 150 totens adesivados indicando rotas de fuga no caso de chuvas intensas para se chegar a pontos de apoio. A meta é colocar as estruturas nas comunidades onde há risco de alagamentos e deslizamentos de encostas. A medida é uma das providências listadas pelo Ministério Público, e o custo é de R$ 418 mil para as placas.

    Atraso

    Ocorre que, supondo que tudo dê certo na licitação, que acontece no penúltimo dia útil do ano de acordo com o edital, e que a assinatura do contrato seja lá para o dia 10 de janeiro, a colocação das estruturas deve começar 30 dias corridos depois de a verba ser empenhada.  Supondo que isso ocorra também nesta data, tudo ficará pronto antes do Carnaval, dia 09 de fevereiro, por exemplo? Mas, já não estaremos no auge do verão? É impressionante como a prefeitura atrasa tu-do!

     Xiiiiii!

    Deu ruim na equipe de criação da moeda social, ligada à Secretaria de Assistência Social, anunciada desde o ano passado e, que até hoje, ainda não foi lançada pela prefeitura. De uma só tacada, o prefeito Bomtempo exonerou três pessoas da equipe responsável pela implementação do Ipê, nome da moeda social de Petrópolis.  

    Chamamento para OS

    E a prefeitura publicou  edital de chamamento público visando a seleção de organizações privadas sem fins lucrativos para qualificação como ‘Organização Social na área da Saúde’.  E ainda deu um prazo bem curto: de 18 a 29 de dezembro, na Secretaria de Saúde. Talvez seja porque ela nem quer tanto assim cadastrar uma OS, afinal, o país tem um histórico de escândalos de fraudes com OS. No Rio então, nem se fala. Pergunta só ao Witzel…

    Ai, ai

    Eis que a prefeitura fez uma campanha na semana passada por mais segurança no trânsito. Teve até Papai Noel e seus ajudantes que abordaram, “de forma lúdica e divertida”, segundo a gestão Bomtempo, alertando sobre uso de cinto de segurança entre outras regras. Faltou só o trenó e as renas. Sobre a falta de segurança de funcionários e usuários das empresas de ônibus que tem registrado acidente, incêndio e o escambau, nada lúdicos nem divertidos, a prefeitura não falou nada, não.

    Taí a imagem que a própria prefeitura divulgou de campanha de orientação no trânsito com Papai Noel e tudo. Talvez estejam esperando o bom velhinho trazer de presente ônibus novos para a PetroIta e Cascatinha.

    Deve ser o estudo

    E aí a gente fica pensando: será que essa campanha natalina já é resultado do estudo Coppe/UFRJ – de R$ 875 mil – que a gente tá pagando deste fevereiro? Vai ver que já é indicação para solução do trânsito, diagnóstico que eles prometerem elaborar.

    Contagem

    E Petrópolis está há 223 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Jubileu de Ouro

    50 anos após a formatura, a turma de 1973 da Faculdade de Medicina de Petrópolis se reencontrou na instituição. Para receber seus egressos, a FMP realizou um evento repleto de carinho, lembranças e homenagens, sábado.  A Faculdade de Medicina de Petrópolis oferece formação médica em Petrópolis desde 1967. Nessa trajetória, a turma de 73 apresenta alguns dos mais ilustres doutores formados pela instituição, atuando em diversas regiões do Brasil.

    Aderbal Magno Sabrá, ex-professor da FMP; Paulo Cesar Guimarães, diretor da FMP; Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da UNIFASE/FMP, e Ney Bartolomeu. Encontro no Jubileu de Ouro da turma de 1973 da Faculdade de Medicina.

    Vai e volta

    O médico Marco Antônio Liserre Garcia tinha pedido exoneração do cargo de diretor administrativo do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, em agosto. Mas, parece que agora ficou tudo bem e o prefeito revogou a portaria de sua exoneração agora dia 14.

    Terra de ninguém

    A parada em fila dupla, incluindo a carga e descarga, inclusive com carretas de grande porte, está autorizada na Marechal Deodoro. Ao que parece, foi formalmente regulamentada, pois só essa explicação justifica a ausência de intervenções diante das paradas proibidas no local.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas