• Placas em árvores do Centro Histórico denunciam a falta de cuidados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/07/2021 12:47
    Por Janaina do Carmo

    Não é de hoje que ambientalistas denunciam a falta de cuidados com as árvores no Centro Histórico de Petrópolis. Esta semana, algumas espécies na Praça da Liberdade, que estão tomadas pelas ervas de passarinho, apareceram com placas chamando a atenção do poder público para a falta de manutenção.

    Como um pedido de socorro, as placas alertavam sobre a presença de erva de passarinho e as suas consequências danosas para as árvores. “Vi placas em diversas árvores, principalmente na Praça da Liberdade e Roberto da Silveira. É uma forma de chamar a atenção do poder público para os riscos que essas espécies estão correndo”, disse o advogado ambientalista Rogério Guimarães.

    Para ele, o “pedido de socorro” mostra o sentimento da população em relação a ausência de cuidado com as árvores na cidade. “Várias árvores morreram por conta da erva de passarinho. A prefeitura faz o corte, mas não faz o replantio para reposição do espécime morto. Alguns ambientalistas, neles me incluo, estão fazendo plantio de árvores por todo município”, ressaltou Rogério Guimarães.

    A Secretaria de Meio Ambiente informou, que as árvores da Praça da Liberdade, embora antigas, estão saudáveis e vêm sendo monitoradas pelas equipes técnicas. Acrescentou que, desde o início do ano, as equipes estão trabalhando em diferentes pontos da cidade na verificação do estado das árvores, providenciando a retirada de galhos e árvores mortas (com plantio de novas mudas).

    A secretaria informou, ainda, que além de um cronograma preventivo de vistorias, há um trabalho de manutenção preventiva, executado com o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis, que tem equipamentos específicos e equipe 24 horas para o serviço de limpeza e podas. O serviço na Praça da Liberdade já está no cronograma da companhia.

    **Matéria atualizada às 14h19

    Últimas