• Piccola Arena, no Rocio, recebe exposição inspirada nos 100 anos da Semana de Arte Moderna no sábado (22), em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/10/2022 14:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Mostra entra em exibição a partir das 17h, na Piccola Arena, com performances artísticas

    Pinturas, colagens, instalações e fotografias. As diversas técnicas artísticas estarão reunidas a partir do próximo sábado (22), às 17h, na Piccola Arena, no Rocio, na exposição ANTHROPO ARTE. Com entrada gratuita, a mostra é inspirada nas comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna e vai reunir 58 obras de 28 artistas. A abertura contará com a apresentação de duas performances: “Basta!”, do artista Jarbas Paullous, e “Tupy or not Tupy”, da artista Gardenia Lago e Jarbas Paullous.

    Foto: Divulgação | No compasso do tempo – Sônia Xavier.

    ANTHROPO ARTE traz à tona um dos seus temas mais marcantes do modernismo brasileiro: a antropofagia. Esta crítica social proposta por Oswald de Andrade em seu Manifesto Antropofágico de 1928, ressurge, agora, remetendo aos processos criativos vivenciados pelos artistas convidados para esta exibição. Com originalidade e criatividade trazem à tona a temática vivenciada frente à realidade de mudanças sociais e culturais provocadas pela pandemia.

    Foto: Divulgação – Aline Klem

    “Esta exposição se mostra de grande importância no contexto atual, pois demonstra através da arte como foi digerido o drama e a dor da pandemia. Ela retrata o drama social que estamos todos vivendo, em uma releitura modernista. Uma exposição impactante e visceral. É a exaltação da antropofagia e uma comemoração do centenário da semana de Artes moderna de 1922.”, explica a curadora da mostra, a artista visual e professora, Isabela Bentes.

    A mostra, que fica em cartaz até 11 de dezembro, conta com a participação dos artistas do segmento de artes visuais do Conselho Municipal de Cultura (CMC) e convidados.

    Foto: Divulgação | Cura Devir – Ana Rondon

    As obras selecionadas visam facilitar a digestão da crise civilizatória atual por meio de um verdadeiro banquete, preparado para recompor o corpo, a expressividade e o apetite por transformações no mundo e nas mentes.

    Participam: Ailton José, Aline Klem, Ana Rondon, Camilo Moreira, Claudio Capello, Cris Campos, Denise Campinho, Fernanda Medeiros, Gardenia Lago, Isabela Bentes, Jarbas Paullous, José Nasser, Josiana Oliveiras, Leonardo Barros, Letícia Kling, Loan Tammela, Luiza Krafft, Malis, Mariana de Oliveira, Matheus Batista, Nathália Rinaldi, Paulo Mendes Faria, Rane Bessa, Raquel Vargas, Renata Vasconcellos, Rosa Pranhos, Sonia Xavier e Vera Campeão.

    Foto: Divulgação | O coração da mulher – Isabela Bentes.

    A Piccola Arena fica localizada à Estrada do Rocio 3507, Rocio – Petrópolis. A mostra pode ser visitada aos sábados, domingos e feriados, dentro do período da exposição, sempre das 11h às 17h.

    Serviço

    Exposição ANTHROPO ARTE

    De 22 de outubro a 11 de dezembro

    Visitas aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h

    Entrada gratuita,

    Últimas