• PF prende novo suspeito de auxiliar fugitivos de presídio de Mossoró

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/mar 19:55
    Por Paula Ferreira / Estadão

    A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira, 8, um suspeito de ajudar os criminosos Rogério Mendonça e Deibson Nascimento, que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, no mês passado. A prisão do suspeito foi realizada em Fortaleza, no Ceará. No total, a PF já prendeu seis pessoas que teriam auxiliado na fuga, mas ainda não conseguiu recapturar os foragidos.

    Há 25 dias as autoridades de segurança realizam buscas na região de Mossoró para tentar recapturar os foragidos. A operação envolve cerca de 600 agentes de segurança, incluindo Polícia Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Corpo de Bombeiros. Policiais militares de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás também participam do serviço.

    As buscas ocorrem em um raio que inclui as cidades de Mossoró (RN), Baraúna (RN), Aquiraz (CE) e Quixeré (CE). A prisão feita nesta sexta-feira cumpriu um mandado de prisão preventiva. A PF não informou a identificação da pessoa que foi detida.

    Na semana passada, a polícia prendeu o dono de um sítio na região que teria recebido R$ 5 mil para auxiliar os fugitivos. Ronaildo da Silva Fernandes inicialmente procurou a polícia para afirmar que tinha sido coagido e mantido refém pelos criminosos, mas após investigações a PF identificou que ele seria cúmplice da dupla e teria aceitado dinheiro para ajudá-los.

    A fuga

    Na Quarta-feira de Cinzas, 13 de fevereiro, Rogério Mendonça e Deibson Nascimento retiraram uma luminária em suas respectivas celas e conseguiram escapar da Penitenciária Federal de Mossoró. Os prisioneiros utilizaram barras de ferro para alargar o buraco da luminária. Após acessarem o pátio do presídio, pegaram um alicate que estava no local e conseguiram romper o alambrado da penitenciária. A polícia investiga se houve facilitação da fuga por agentes de dentro do presídio.

    Na semana passada, a Secretaria Nacional de Políticas Penitenciárias (Senappen) decidiu transferir o Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, para outra unidade. O líder do Comando Vermelho cumpria pena em Mossoró.

    Últimas