• PF prende 2 em SP por suspeita de ligação com Hezbollah para atacar comunidade judaica no País

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/11/2023 15:32
    Por Redação O Estado de S. Paulo / Estadão

    A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira, dia 8, uma operação para “interromper atos preparatórios de terrorismo e apurar um possível recrutamento de brasileiros para a prática de atos extremistas” no Brasil. Batizada Trapiche, a ofensiva prendeu temporariamente dois investigados, apontados como “recrutados” pelo grupo Hezbollah. O grupo sob suspeita planejava ataques contra prédios da comunidade judaica no Brasil.

    Um dos alvos foi preso no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Agentes da PF ainda fizeram buscas em onze endereços em Minas Gerais (7), Distrito Federal (3) e São Paulo (1). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Belo Horizonte.

    De acordo com a PF, os recrutadores e os recrutados devem responder pelos crimes de constituir ou integrar organização terrorista e de realizar atos preparatórios de terrorismo. As penas para tais delitos, somadas, podem chegar a 15 anos de reclusão.

    Alvos no Líbano

    Segundo o portal G1, a Polícia Federal acionou a Interpol para prender outros dois brasileiros que estão no Líbano e são investigados no bojo da Operação Trapiche. Os investigadores constataram inclusive que alguns dos suspeitos viajaram para Beirute, para encontros com o Hezbollah. As apurações tiveram início com informações colhidas pela inteligência dos Estados Unidos e de Israel.

    Últimas