• PF deflagra operação com foco em combate a abuso e exploração sexual de menores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/11/2020 16:00

    Na manhã desta sexta-feira (6), a Polícia Federal deflagrou a operação Rastreado, em combate ao abuso e à exploração sexual infantil. Ao todo, foram 04 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª e 8ª Vara Federal Criminal, nos bairros do Méier, Caju e Benfica.

    Os dois investigados, alvos da operação, foram presos em flagrante na posse de vídeos e/ou arquivos que retratam pornografia infantil, indicando fins sexuais e adequando-se à tipificação legal prevista nos artigos do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente.

    Os presos tiveram as suas atividades, na rede mundial de computadores, rastreadas pela PF por meio de ferramentas de inteligência artificial e outras técnicas sofisticadas de investigação cibernética.

    Um dos envolvidos, um homem de 54 anos, comercializava vídeos, em formato DVD, em uma plataforma de e-commerce com descrição do seu conteúdo, indicando que alguns tinham sido produzidos no Brasil e outros na Europa, em cenários como reuniões familiares, festas, clubes e praias, contendo preço e forma de envio. 

    Já o outro, de 48 anos, utilizava-se de diversas contas na internet para transmitir e compartilhar arquivos de crianças exploradas sexualmente. Destaca-se que, no período de apenas 03 meses, em meio à Pandemia, o suspeito transmitiu aproximadamente 18 mil arquivos de violência sexual contra menores.

    As ordens judiciais foram cumpridas com a finalidade de se obter outros elementos de prova, bem como a participação de outras pessoas nos crimes ora investigados, ou ainda envolvidas na divulgação e comercialização das mídias.

    Todo o material apreendido será periciado para identificar as vítimas e outros suspeitos de participação nos crimes.

    As penas previstas para os crimes podem chegar a 08 anos de prisão.

    Últimas