• Pezão visita estação modernizada para olimpíadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/03/2016 15:24

    O governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira, e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, visitaram nesta segunda-feira (29/2) a estação Ricardo de Albuquerque, do ramal Japeri. O espaço foi totalmente modernizado para oferecer comodidade e acessibilidade aos passageiros que circulam diariamente nos trens do Rio, bem como ao público que irá utilizar o sistema ferroviário durante os Jogos Rio 2016.
     

    Esta é a primeira entrega do pacote de obras olímpicas da SuperVia, que contempla a reforma de outras cinco estações consideradas estratégicas para os jogos: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Vila Militar e Magalhães Bastos. O valor total do investimento da concessionária é de R$ 250 milhões e as reformas das estações serão concluídas no primeiro semestre deste ano.
     

    – É um sonho poder reformar essas estações. No total, são seis que vamos entregar e fico feliz em ver que todas possuem acessibilidade, que o nosso governo tanto prega. Espero levar acessibilidade a todas as estações – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
     

    A obra da estação Ricardo de Albuquerque incluiu recuperação da fachada e bilheterias, reforma da passagem subterrânea, ampliação da cobertura da plataforma, nova iluminação, recuperação da comunicação visual e substituição dos modelos das catracas, proporcionando aumento da capacidade de embarque de passageiros em 25%. O espaço também ganhou acessibilidade plena com a instalação de dois elevadores, sendo um para acesso à estação e outro para a plataforma, além da construção de dois banheiros com cabines adaptadas para deficientes físicos e instalação de piso tátil.
     

    – As Olimpíadas proporcionam ao Estado do Rio de Janeiro a oportunidade de melhorar muito a mobilidade urbana. No sistema ferroviário, foram selecionadas seis estações para receber essas melhorias. Todas essas estações, que ficarão como legado para a população, estarão disponíveis para quem vier visitar o Rio e participar desse megaevento – disse o secretário Rodrigo Vieira.
     

    A estação também irá atender ao público que for assistir às competições realizadas no Complexo de Deodoro (Parque Radical), que incluem modalidades como ciclismo BMX, ciclismo Mountain Bike e canoagem slalom.
     

    Trens serão usados nas Olimpíadas


    Os trens da SuperVia serão importantes meios de transporte público durante os Jogos Olímpicos por contar com estações situadas em pontos estratégicos para os locais das competições. Além de São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque, as estações Intermodal Maracanã e Madureira – ambas inteiramente reformadas e com acessibilidade plena – também serão fundamentais para o atendimento ao público durante o evento.

    Todas as estações olímpicas do sistema ferroviário atenderão aos padrões internacionais de acessibilidade e terão a capacidade de transporte de passageiros ampliada após a reforma. A previsão da concessionária é de que no período dos Jogos sejam ofertados, diariamente, 3 milhões de lugares em cerca de 1,6 mil viagens nos trens do Rio.
     

    – Estamos investindo na revitalização de toda a infraestrutura do sistema ferroviário para que o trem seja um transporte cada vez mais rápido, confortável e seguro para nossos passageiros. A transformação é fundamental para que possamos proporcionar essa experiência tanto para a população fluminense em seus deslocamentos diários quanto para o público que estará no Rio para acompanhar as competições dos Jogos – ressaltou Carlos José Cunha, presidente da concessionária.



    ATENDIMENTO DURANTE OS JOGOS

     

    • Estações Maracanã e São Cristóvão

    Estádio Maracanã/Maracanãzinho

     

    • Estação Engenho de Dentro

    Estádio Olímpico João Havelange/Engenhão

     

    • Estações Deodoro, Vila Militar e Magalhães Bastos

    Complexo de Deodoro (Estádio de Deodoro, Arena da Juventude, Centro Aquático, Centro Olímpico de Hipismo, Centro Olímpico de Tiro, Centro Olímpico de Hóquei)

     

    • Estação Ricardo de Albuquerque

    Complexo de Deodoro (Parque Radical)


    Últimas