• Petropolitanos vão palestrar no X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2018 17:40

    O X Congresso Franco Brasileiro de Oncologia teve início nesta quinta-feira (20) e segue até amanhã (22), no Hotel Windsor da Barra, no Rio de Janeiro. Com o que há de melhor no mundo da ciência para o tratamento de pacientes que lutam contra o câncer, o evento reúne palestrantes brasileiros e internacionais. Entre eles estão os petropolitanos Day Sant'Anna e Estevão Scudese.

    Leia também: Mais de 1,2 mil estudantes petropolitanos participarão da segunda fase da OBMEP

    Uma das grandes novidades desta edição é a sala 'O novo caminho da Oncologia: multidisciplinaridade e comunicação', resultado de uma parceria entre o Blog Viver Eu Quero e a médica oncologista Sabrina Chagas. 

    O blog é de autoria de Day Sant'Anna, diagnosticada com um câncer de mama em 2016 e que, mais recentemente, descobriu ser portadora da Síndrome do Câncer Hereditário. A mutação genética do BRCA passou a ser de conhecimento do grande público especialmente após o famoso episódio da atriz Angelina Jolie, também portadora da doença e que expôs o próprio caso com o intuito de alertar outras pessoas pelo mundo.

    “A ideia é levar uma programação científica, mas que aborde respostas para os anseios de quem lida diretamente contra o câncer: o paciente. Quantas vezes as pessoas se sentem impotentes frente aos desafios trazidos por esta patologia? E se em, algum nível, estiver ao alcance do paciente melhorar as suas chances? E se ele puder fazer mais por si? Evidentemente que o tratamento tradicional permanece, mas exercícios físicos, boa alimentação e outras técnicas podem colaborar para o tratamento e têm respaldo científico para tanto, mas às vezes essa informação não chega a quem precisa. Daí a proposta de uma sala sobre multidisciplinaridade e comunicação. Juntos podemos encontrar uma maneira para que a informação de qualidade efetivamente chegue a quem precisa.” comenta Day.

    Já a Dra. Sabrina Chagas, além de oncologista, é filha de um mastologista que também foi diagnosticado com um câncer de mama. A experiência enquanto familiar de um paciente se transformou em livro e mudou sua perspectiva sobre o assunto.

    “Ouvir o outro lado, ou seja, ouvir também os pacientes é uma tendência nos estudos e salas dos congressos europeus e americanos, mas ainda pouco visto aqui no Brasil. Por isso, resolvemos trazer isso para o Franco Brasileiro, e nossa proposta foi aceita. Eu sei bem como é o outro lado. Além de oncologista, vivi de perto o que é ter um familiar com câncer” conta Sabrina.

    Outro petropolitano que palestrará no evento é o doutorando em Biociências Estevão Scudese.  No ano passado ele participou de um grupo científico nos Estados Unidos que busca comprovar que o aumento da massa muscular é capaz de beneficiar pacientes diabéticos, captando biologicamente o excesso de glicose circulante. Em tese, este mesmo processo bioquímico pode beneficiar pacientes oncológicos, não apenas melhorando sua qualidade de vida, mas até mesmo diminuindo o risco de recidivas da doença.

    “Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão.

    Últimas