• Petropolitanos vão às urnas neste domingo para definição de prefeito e vereadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/out 08:00
    Por Enzo Gabriel I Foto: Enzo Gabriel/Tribuna de Petrópolis

    Neste domingo (6), eleitores de todo o Brasil irão às urnas para a definição dos prefeitos e vereadores dos municípios pelos próximos quatro anos. Em Petrópolis, 245.177 pessoas estão aptas a votar nestas eleições.

    Para prefeito, o petropolitano tem cinco alternativas: Doutor Santoro (Novo); Eduardo do Blog (Republicanos); Hingo Hammes (Progressistas); Rubens Bomtempo (PSB); e Yuri Moura (PSOL). Para as 15 vagas do legislativo, Petrópolis conta com 261 candidatos.

    A votação vai das 8h às 17h em todas as seções eleitorais. O primeiro número que o eleitor deverá digitar na urna eletrônica é o do vereador, que conta com cinco dígitos. Em seguida, a votação é para prefeito, com apenas dois dígitos.

    Entrevistas

    A Tribuna de Petrópolis realizou entrevistas com todos os candidatos a prefeito do município. As publicações foram divididas em diversos temas, com respostas dos prefeitáveis a respeito dos assuntos. O conteúdo pode ser acessado clicando aqui.

    Transporte público gratuito

    Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o transporte público será gratuito em Petrópolis neste dia de eleições. Com isso, os passageiros não irão pagar passagens das 7h às 18h. A medida não é válida para ônibus executivos.

    Eleitores

    Os eleitores que não comparecerem às urnas neste domingo terão prazo de 60 dias para justificar a ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

    No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.

    Além disso, os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar. A restrição é porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

    Biometria

    Em Petrópolis, 35 mil eleitores podem ter a biometria validada neste dia de votação. De acordo com os números do TSE, a Cidade Imperial conta com 152.714 eleitores que já cadastraram a biometria, representando 62,29% dos votantes aptos. Por outro lado, 92.463 eleitores (37,71%) ainda não realizaram o cadastro biométrico.

    Últimas