Petropolitanos superam limitações e falta de acessibilidade para chegar aos locais de votação
Muitos petropolitanos superaram as próprias fragilidades e dificuldades de acesso às seções eleitorais para chegar aos locais de votação. Os exemplo de civismo se multiplicaram pela cidade, servindo de inspiração para muita gente mais nova. Um desses casos foi o do coordenador da Frente Pró-Petrópolis (FPP), Philippe Guedon, que, 86 anos e enfrentando problemas de saúde, subiu sentado as escadas do Ginásio do Petropolitano, no Valparaíso, para que pudesse exercer seu direito de votar.
Nas redes sociais e também entre os amigos e familiares o esforço, é claro, foi exaltado, mas a falta de acessibilidade gerou uma enxurrada de críticas. O filho, Rogerio Guedon, explicou que a seção onde Guedon votava foi transferida para o ginásio, obrigando-o a subir as escadas. Após a reclamação, os familiares receberam do cartório eleitoral a informação de que, após a eleição, a seção de Philippe Guedon será mudada para um local acessível.
No Alto Independência, um outro caso chamou a atenção de eleitores: um senhor na cadeira de rodas fez questão de ir votar, mesmo com as dificuldades para chegar ao local de votação, no Ciep Santos Domunt. Ainda foi possível ver muitos idosos que, mesmo não sendo obrigados, fizeram questão de votar. A explicação de todos para tamanho esforço era a mesma: a vontade de mudar o Brasil.