Petropolitanos infectados pela Ômicron viajaram para o litoral no fim do ano
A Prefeitura confirmou três casos positivos para a nova variante Ômicron, em Petrópolis. Os pacientes são: um idoso, de 87 anos, morador do Quitandinha; uma jovem, de 23, do Santa Mônica; e uma mulher, de 33 anos, do Alto da Serra. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que nenhum dos pacientes está internado, nem apresentaram quadro grave, todos tomaram as duas doses da vacina contra a covid. Dois dos três pacientes viajaram para o litoral no período das festas de fim de ano.
Os casos estão sob investigação desde o dia 27 de dezembro, quando foram feitas as coletas das amostras para análise junto ao Estado (por meio do programa de vigilância genômica da Covid-19, da Secretaria de Saúde do Estadual). Até agora, três casos foram confirmados e há outros 9 em investigação.
De acordo com a Secretaria, o homem de 87 anos fez o teste em 27 de dezembro, não há informações se viajou. Já a mulher de 23 anos, viajou para o Rio de Janeiro, e fez o teste no dia 27 de dezembro. E a mulher de 33 anos, viajou no ano novo para Cabo Frio e fez o teste no dia 04 de janeiro.
Mais de 7,9 mil amostras de todas as variantes de residentes do estado do Rio de Janeiro foram sequenciadas desde janeiro do ano passado. Apenas em dezembro foram identificadas 284 amostras sugestivas para a nova variante Ômicron. A maior parte dos casos suspeitos da nova variante do coronavírus está na capital. Ao todo, o relatório indica que, até esta sexta-feira(14), há 127 casos confirmados no Estado e outros 394 sob suspeita, totalizando 521.