• Petropolitanos começam a receber os carnês do IPTU

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/12/2018 11:00

    Até o fim deste mês, a Secretaria de Fazenda começa a enviar, pelo Correio, 93.143 carnês referentes ao IPTU 2019. Outros 22.908 boletos, referentes ao imposto sobre terrenos cujos endereços para entrega aos proprietários estão desatualizados, estarão disponíveis para emissão de segunda via a partir do mês que vem no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). 

    Leia também: IPTU terá reajuste de 4,53% em 2019

    Contribuintes que quitarem o imposto em cota única garantem descontos: serão 9% para pagamento até 21 de janeiro; 7% para quem pagar a cota única até 20 de fevereiro e 5% para aqueles que optarem pelo pagamento único até 20 de março.

    Para facilitar o acesso à segunda via do boleto para pagamento – a exemplo do que foi feito nos anos anteriores – em janeiro, a Secretaria de Fazenda irá montar um núcleo especial para atendimento aos contribuintes no Centro de Cultura Raul de Leoni – Centro. “Sabemos que sempre existe uma demanda por emissão de segunda via, daí a importância de disponibilizarmos este posto de atendimento em uma área bem central da cidade, com fácil acesso a todos e uma infraestrutura diferenciada, que agilize o atendimento”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento, lembrando que mesmo na sede da Secretaria de Fazenda, na Av. Koeler, a emissão de segunda via só poderá ser feita a partir do ano que vem.


    Dívida ativa 

    Carnês da dívida ativa também estão sendo confeccionados e deverão ser entregues em dezembro e janeiro aos contribuintes que tiveram débitos parcelados com o município. “Os 3 mil carnês da dívida ativa serão enviados apenas àqueles contribuintes que estão em dia com o pagamento dos parcelamentos firmados”, explica a procuradora adjunta Catharina Coutinho dell’Orto. 

    Aquele contribuinte que estiver inadimplente com os parcelamentos e quiser regularizar a situação deve procurar o setor de dívida ativa. “É importante destacar que aqueles que tiverem débitos referentes a tributos vencidos até 2016 podem negociar as dívidas e parcelar aproveitando as condições especiais do programa de regularização tributária “Fique em Dia”.

    O programa prevê redução de até 100% de juros e multas nos casos de pagamento à vista e oferece ainda a opção de descontos progressivos de 70% para quem optar pelo parcelamento em seis vezes e 60% para aqueles que optarem por dividir o débito em 12 meses. O programa permite ainda o parcelamento de tributos pendentes em até 60 vezes – 5 anos.

    Últimas