• Petropolitano Henrique Avancini será manager da Equipe Caloi/Henrique Avancini Racing

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/fev 13:16
    Por Maria Julia Souza

    Longe das pistas como atleta profissional, desde que anunciou sua aposentadoria em agosto do ano passado, Henrique Avancini, bicampeão mundial de mountain bike e um dos maiores nomes do ciclismo brasileiro, assume o posto de manager da Equipe Caloi/Henrique Avancini Racing.

    Após vencer em 2023 o campeonato mundial na categoria maratona pela segunda vez, Avancini informou que iria parar de disputar provas como atleta profissional, mas que, depois de toda a dedicação de mais de duas décadas competindo, nunca largaria a bike. Agora, ele anuncia seu novo desafio, que é “pilotar” o projeto que ele criou com o seu pai, Ruy Avancini, há dez anos.

    “Estamos chegando à marca de dez temporadas da Henrique Avancini Racing, o que para gente é um motivo de muito orgulho e honra. Nós começamos esse projeto de uma forma modesta, porém muito ambiciosa, com o objetivo de nos tornarmos referências como gestores, e acredito que hoje conseguimos alcançar o patamar de sermos a equipe referência, de sermos a equipe com o modelo de gestão esportiva mais desenvolvida no mountain bike brasileiro. Sempre foi uma meta nossa que pudéssemos contribuir diretamente e indiretamente com o crescimento do esporte”, explica Henrique Avancini.

    Leia Também: Petropolitano Henrique Avancini lança série que explora o cicloturismo no Brasil

    Para 2024, a formação da Equipe Caloi/Henrique Avancini Racing com os três pilotos que se destacaram no ano passado será mantida. Ulan Galinski, que foi vice-campeão brasileiro de XCO no ano passado – atrás apenas de Avancini, será o atleta da categoria Elite. Já no Sub-23 o time tem Sabrina Oliveira (vice-campeã brasileira em 2023) e Cainã Oliveira (terceiro colocado no Brasileiro da categoria).

    “Continuaremos encarando os desafios, buscando conhecimento, evoluir, e agora nessa nova fase, como Manager do time, eu pretendo colocar ainda mais energia na parte de gestão e planejamento da equipe. E poder continuar compartilhando isso ao lado do meu pai, que foi meu parceiro na criação do projeto, na liderança da execução da operação esportiva da Henrique Avancini Racing, é algo maravilhoso, que chega a faltar palavras. É um orgulho imenso como filho construir e compartilhar essa história com o meu pai, e temos como maior objetivo agora construir novas histórias para que essas novas histórias tragam um legado para esse esporte que tanto amamos”, complementou Avancini.

    Petrópolis segue como um dos grandes diferenciais do projeto, pois, na cidade, há uma estrutura completa de alta performance, com academia, sala de recuperação, sala de fisioterapia e oficina. São mais de 15 profissionais de diversas áreas, de treinador a psicólogo e nutricionista, trabalhando para que os melhores resultados sejam conquistados. Para as disputas internacionais na Europa, uma equipe com experiência também atuará para que os atletas só se preocupem em competir.

    Últimas