• Petropolitano é campeão mundial em competição de Vela na Turquia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/ago 09:30
    Por Maria Julia Souza I Foto: Arquivo Pessoal

    O petropolitano Said Royo, de 18 anos, conquistou o 1º lugar no Campeonato Mundial da Classe 420, competição de Vela realizada em Urla, na Turquia, em julho, e que contou com mais de 300 atletas de vários países. No mesmo mês, também foi campeão europeu da mesma classe, em Portugal. As duas competições são consideradas as mais importantes do mundo na Vela. 

    Nas ocasiões, representando o Brasil em ambas, Said conquistou os títulos ao lado de Bernardo Oliveira, sua dupla nas competições. Na modalidade, o atleta petropolitano assume a posição de timoneiro, que é quem controla o barco. 

    Foto: Arquivo Pessoal

    Praticando a Vela há cinco anos, o petropolitano também conquistou outros títulos de destaque na modalidade: foi 4º lugar no Campeonato Mundial, em 2024; campeão brasileiro e estadual; campeão sul-americano U17; e vice-campeão espanhol. 

    Início na modalidade

    O interesse de Said pela Vela surgiu após uma aula experimental com os amigos na escola de Vela do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ). “Comecei na classe Optimist e passei para a classe 420 no meio de 2022. Desde de então, nunca parei de velejar”, contou Said.

    Na classe Optimist, barco em que o petropolitano iniciou sua trajetória na Vela, a navegação é feita por uma pessoa só. No entanto, ao completarem 15 anos ou quando o tamanho do atleta não permite mais, é necessário realizar a mudança. Já o barco 420, em que Said conquistou os títulos no mês passado, a navegação é feita em dupla e prepara os jovens para o barco olímpico, o 470. 

    Além das competições, o jovem atleta concilia seu calendário de competições com os treinos e estudos.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas