• Petropolitano conquista duas medalhas de ouro em Campeonato Mundial de Jiu-jitsu

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/10/2021 19:41
    Por Raphaela Cordeiro

    O petropolitano, Marcelo Fox, é campeão mundial de Jiu-jitsu. No dia 10 de outubro, o atleta conquistou duas medalhas de ouro no Texas, nos Estados Unidos, ao competir no Worlds NO GI – com competições realizadas sem kimono.

    Viajando sozinho pela primeira vez em uma competição, Marcelo conta que, por algum motivo, a solidão lhe deu força nas competições. Foram cinco competições no mesmo dia. Na primeira, na categoria de peso, chegou à final para lutar com o seu adversário que havia lhe tirado o ouro no Pan Americano de Jiu-jitsu, em setembro. “Foi uma luta dura, mas fiz o que precisava fazer pra sair pela primeira vez campeão do mundo”, contou Marcelo. E nesta luta, o primeiro ouro estava garantido.

    Então, ele decidiu se inscrever para disputar a categoria Open Division, luta que une todos os atletas que subiram ao pódio nas categorias de peso. Mas, apesar da vitória na primeira luta, Marcelo havia sofrido lesões no ombro e estava com o dedo quebrado, o que poderia lhe tirar das próximas competições. Sentindo dor e incômodo, ele conta como encontrou a força necessária para voltar a competir.

    Marcelo Fox no lugar mais alto do pódio.

    “Eu até pensei em não lutar, daí eu enviei uma mensagem para meu filho perguntando se eu deveria lutar e ele me respondeu dizendo que eu deveria, e que eu iria ganhar. Aquilo me deixou tão forte que o resultado foram mais três lutas duríssimas e mais uma medalha de ouro”, contou ele.

    Número 1 do ranking, o campeão mundial agora se prepara para o Mundial Masters, que acontece no mês de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

    A história de Marcelo Fox com o Jiu-jitsu

    O atleta nasceu e viveu em Petrópolis por pouco mais de 20 anos. Na infância, Marcelo praticou judô e natação e mais tarde, já adolescente, ele conheceu a capoeira. Durante a graduação, ele conta que esteve envolvido com o esporte, realizando vários torneios na Universidade Católica de Petrópolis.

    Em 2000, ele se mudou para os Estados Unidos e em 2005, começou a treinar o Jiu-jitsu. Em 2010, precisou retornar ao Brasil e por um tempo, deixou de se dedicar ao esporte por conta de viagens de trabalho.

    A sua rotina de treino só foi retomada quando foi morar em Orlando, nos Estados Unidos, onde vive hoje. Marcelo conta que, ao voltar a treinar, voltou a pensar no seu sonho. “Sempre tive o sonho de conseguir um título importante como o Mundial, o que estava cada vez mais difícil, mas coloquei na cabeça que iria conseguir e ai está o resultado”, contou.

    Marcelo treina na academia Gracie Barra Kissimmee, academia comandada pelo seu sogro, Igor Andrade, que é dono, professor e o responsável pelo local. “Ele é nossa inspiração pois, com 65 anos, ele é campeão mundial e nos guia nessa trajetória vencedora”, contou Marcelo.

    No ano passado, o atleta ficou na 2ª colocação do Mundial Masters e em 3º lugar no Pan Americano de Jiu-jitsu.

    Últimas