• Petropolitana promove curso on-line gratuito sobre poetas brasileiras; saiba como se inscrever

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre poetas brasileiras e destacar a presença e a importância das mulheres na literatura, especialmente na poesia, a cidade de Petrópolis sediará o curso on-line gratuito “Conhecendo Poetas Brasileiras” de 22 a 26 de julho, às 18h. O evento será conduzido por Nathália Rinaldi, professora, pesquisadora e escritora petropolitana.

    Inspirado nas ideias das autoras Virginia Woolf e Gloria Anzaldúa, o curso utilizará leituras de poetas selecionadas para explorar a tradição poética nacional, incluindo referências locais de Petrópolis. “Por mais que muitas mulheres apareçam mais nos holofotes, nós ainda acessamos primeiro os livros de poesia escritos por homens. Por isso, a proposta agora envolverá algo mais direcionado, tendo uma autora sendo estudada por encontro, para mergulharmos em sua poética e em um pouco das suas ferramentas ou técnicas de escrita para que seja possível também inspirar nosso público”, afirma Nathália Rinaldi.

    O curso será realizado via Google Meet, sempre às 18h, com intérprete de LIBRAS. Confira a programação:

    • 22 de julho: Ana Cristina Cesar
    • 23 de julho: Hilda Hilst
    • 24 de julho: Conceição Evaristo
    • 25 de julho: Marília Garcia
    • 26 de julho: Poetas de Petrópolis
    Foto: Freepik

    Inscrições

    As inscrições poderão ser realizadas até segunda-feira (22), através do formulário disponível neste link. O evento é gratuito, e os participantes receberão links e informações pertinentes por e-mail. Mais detalhes podem ser obtidos pelo Instagram: @_nathaliarinaldi ou pelo telefone: (21) 98766-6124.

    Nathália Rinaldi, nascida em Petrópolis em 1994, é graduada em Letras (2017) e pós-graduada em Literatura Brasileira (2018) pela UERJ. Atualmente, ela é mestranda no programa Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. Com uma carreira que inclui a publicação de zines independentes e a participação em diversos grupos de pesquisa e coletivos artísticos, Nathália é uma proponente ativa de projetos literários via editais públicos. O projeto “Conhecendo Poetas Brasileiras” conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura. 

    Últimas