• Petropolitana Giugiu Morgen faz história e conquista a quinta colocação na etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de Mountain Bike

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/04/2022 12:52
    Por Luis Héber

    A petropolitana Giuliana Morgen, carinhosamente chamada de Giugiu, iniciou a busca pelo título da da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike da categoria feminina sub-23. Ela conquistou o quinto lugar na disputa da primeira etapa da Copa do Mundo na prova de XCO – Cross Country Olímpico. Este é o melhor resultado da carreira da atleta de 18 anos, que disputou pela primeira vez a prova nesta categoria. Além disso, o a colocação dela é o melhor resultado do Brasil na competição. As provas da Copa do Mundo estão sendo disputadas no São José Bike Club, em Itaipava.

    Giugiu, que tem planos para se classificar aos jogos Olímpicos de Paris em 2024, saiu da pista direto para os braços da galera. Após a prova, ela foi até ao público presente para comemorar o grande desempenho na corrida “Não tem preço isso, nem nos meus melhores sonhos eu imaginava viver tudo isso”, disse ela animada. Em suas redes sociais, ela comemorou o resultado: “Sonhei tanto com esse dia… e esses sonhos não chegavam nem aos pés do que aconteceu hoje! Esse dia com certeza tem um lugar especial no meu coração”, escreveu ela. 

    Disputada na tarde deste sábado (9), a competição feminina do sub-23 foi marcada por muita emoção e adrenalina. Em primeiro lugar ficou a francesa Line Burquier, que garantiu a vitória com o tempo de 1h00min22. Burquier imprimiu um ritmo forte durante a disputa e terminou 56 segundos à frente da segunda colocada, a italiana Sara Cortinovis. Em uma prova de recuperação, Giugiu foi atrapalhada por uma queda logo após a largada, mas ainda assim, saiu do décimo para o quinto lugar na disputa, garantindo a colocação com 1h06min27.

    No masculino, o atual campeão mundial sub-23, o chileno Martin Vidaurre iniciou a busca novamente do título da Copa do Mundo da categoria, com vitória na prova de XCO – Cross Country Olímpico. Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h03min32. O suíço Janis Baumann e o ucraniano Oleksandr Hudyma completaram o pódio.

    Vencedor da prova masculina, Martin Vidaurre, brincou ao dizer que já se sente em casa no Brasil, fazendo referência à conquista deste sábado e a do último fim de semana, quando venceu a prova XCO super elite da CIMTB Michelin. Ele destacou a energia do público brasileiro e a estratégia de ter feito uma largada de prova forte.

    “Me encanta correr no Brasil! A torcida é muito empolgante, eu gosto muito! Semana passada corri na elite (CIMTB Michelin – também realizada em Petrópolis) e também foi muito bom. A estratégia na prova deste sábado foi fazer uma largada forte. Não poderia cometer erros e consegui desempenhar bem meu trabalho. Estou muito feliz!”, disse ele após a prova.

    O brasileiro Gustavo Xavier terminou a prova em nono lugar, levando a torcida à loucura com o seu desempenho e tendo seu nome gritado pelo público próximo a linha de chegada. Gustavo, que passou por dificuldades na prova – perdeu a dianteira na entrada do pump track, caindo em uma poça de lama logo na primeira volta – conseguiu se recuperar e terminar entre os dez melhores.

    “A torcida brasileira deu um show! Isso com certeza nos motiva durante a prova. Na primeira volta acabei sentindo um pouco o ritmo, perdi algumas posições, mas consegui terminar no top 10. A pista exige muito do atleta, mas só tenho a agradecer. Valeu a todos pela torcida”, avaliou Gustavo.

    Confira a classificação final das provas sub-23:

    Sub-23 feminino:

    1ª Line Burquier (FRA) – 1:00:22

    2ª Sara Cortinovis (ITA) – 1:01:18

    3ª Giada Specia (ITA) – 1:02:08

    4ª Sofie Pedersen (DIN) – 1:02:46

    5ª Giuliana Morgen (BRA) – 1:06:27

    6ª Ruth Holcomb (USA) – 1:06:40

    7ª Ana Santos (POR) – 1:06:42

    8ª Roxane Vermette (CAN) – 1:07:39

    9ª Catalina Vidaurre (CHI) – 1:08:01

    10ª Emilly Johnston (CAN) – 1:09:05

    Sub-23 masculino:

    1º Martin Vidaurre (CHI) – 1:03:32

    2º Janis Baumann (SUI) – 1:04:08

    3º Oleksandr Hudyma (USA) – 1:04:39

    4º Riley Amos (USA) – 1:04:40

    5º Emanuele Vittone (ITA) – 1:04:40

    6º Simon Walter (SUI) – 1:04:51

    7º Luca Schatti (SUI) – 1:05:01

    8º Dario Lillo (SUI) – 1:05:06

    9º Gustavo Xavier (BRA) – 1:05:15

    10º Reinhard Kaiser (GER) – 1:05:18

    Últimas