A atleta petropolitana Maria Eduarda Castro, de 16 anos, conquistou, no último domingo (21), a medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, que está sendo realizado no Ginásio Poliesportivo José Correa, em Barueri, São Paulo. A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).
No ano passado, Duda se tornou campeã mundial da modalidade e conquistou a primeira posição no Pan-Americano. Já em fevereiro deste ano, ela foi campeã de outro Campeonato Brasileiro, promovido pela Liga de Jiu-Jitsu do Sudeste.
“A gente tem lutado muito, mas está muito difícil conseguir um patrocinador para a Duda. Dessa vez conseguimos uma ajuda para o kimono, só que nós tínhamos que ir ao Rio buscar, mas não tivemos como ir. Então ela acabou não usando o kimono novo, usou um [kimono] emprestado de novo. Com todas as dificuldades e tudo mais, a Duda conseguiu. Ela venceu duas lutas e perdeu só na final”, contou o pai da jovem, Rodrigo Castro.
Rodrigo ainda conta como se sente em ver a filha conquistando cada vez mais títulos.
“É maravilhoso. E o mérito é todo dela, pois é com o esforço e dedicação dela que está conquistando o Brasil. Me sinto muito orgulhoso e tenho certeza que já já ela consegue um patrocinador”, disse ele.
Trajetória de Maria Eduarda no esporte
Duda ingressou ao mundo esportivo aos quatro anos de idade, através do Projeto Judô Carangola, na comunidade onde mora, no Vale do Carangola. Inicialmente, a atleta praticava somente o judô, mas, com a utilização de muita técnica de chão, ela começou a treinar Jiu-Jitsu para aperfeiçoar a parte de imobilização e, após conseguir uma medalha utilizando um golpe deste tipo, ela passou a se dedicar mais a modalidade.
Atualmente, ela é atleta de judô da equipe Umbra/Vasco da Gama, e pratica Jiu-Jitsu, na academia FSJJ Checkmat, do professor Smith, no Alto da Serra.