• Petropolitana concorre a vaga no Balé Bolshoi

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/04/2018 11:30

    O último sábado (7) foi de muita emoção para bailarina Bárbara Fernandes, de 14 anos, e a família. Isso porque a petropolitana participou da disputada pré-seleção da Escola do Teatro Bolshoi, uma das melhores escolas de balé do mundo, localizada na Rússia. A adolescente foi a única representante do Estado do Rio de Janeiro, e claro, de Petrópolis, no processo seletivo realizado em Colombo, no Paraná. Já a única sede brasileira da escola está situada em Joinville, cidade catarinense, e inaugurada no ano de 2000.

    Bárbara começou a fazer balé em 2014, no Arte na Avenida, em Petrópolis, dirigido por Fátima Coutinho. Mesmo acostumada com os palcos, por já ter se apresentado ou cinco vezes no Theatro Dom desde 2014, sendo ano passado como protagonista do musical “O Quebra Nozes”, adaptado e dirigido por Fátima Coutinho, e tendo participado no mesmo ano do Concurso Nacional de Dança de Petrópolis, junto ao balé adolescente do Arte na Avenida, ela afirma que precisou segurar o fôlego para conter a emoção de ter chegado a disputada seleção. 

    “O Bolshoi é um sonho, uma oportunidade incrível. Eu estava em meio ao júbilo naquele momento. Foi uma excelente experiência. Esta é uma das melhores escolas do mundo. Participar desta audição, foi inesquecível”, afirmou Bárbara.

    A experiência por conta das apresentações anteriores ajudaram Bárbara a manter o controle e a emoção na dose certa. Na apresentação de “O Quebra Nozes”, por exemplo, a jovem já havia enfrentado uma plateia de 500 pessoas. E mesmo sendo considerada tímida se destacou na dança e no teatro e mostrou ter um futuro promissor no segmento. “Ela é tímida mas um furação quando chega aos palcos! O Arte na Avenida se orgulha muito de ter uma aluna como ela, que contém as principais características para quem deseja seguir no ramo, como: disciplina, talento, responsabilidade, dedicação e principalmente grande amor pelo que faz. Este é o segredo!” afirmou Fátima.

    A atriz e bailarina, também atuou em diversas apresentações no Centro de Cultura Raul de Leoni e, em dezembro de 2017 na Rua 16 de Março no teatro itinerante que fez parte da programação de fim de ano da cidade. Além disso, levou a personagem Clara, na chegada do Papai Noel, no Natal do Rua 16 de Março.

    O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo e é considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. A escola proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares. Recebe alunos de diferentes estados brasileiros e do exterior, concedendo aos aprovados em todas as etapas, 100% de bolsas de estudo e benefícios. Este processo seletivo é realizado anualmente.



    Últimas