• Petrópolis volta a bandeira laranja, com risco moderado de transmissão da covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2021 11:53
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A 46ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 divulgada, nesta sexta-feira (03), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que Petrópolis está novamente na bandeira laranja com risco moderado de transmissão da covid-19. A análise compara as semanas epidemiológicas 33 (de 15 agosto a 21 de agosto) e 31 (01 agosto a 07 de agosto) de 2021. No período, o município registrou aumento nas taxas de internações em leitos de UTI do SUS. A taxa de ocupação estava na faixa de 70% nas últimas semanas. 

    O estado do Rio de Janeiro teve redução de 9% nas internações e de 6% no número de óbitos provocados pela doença. Os indicadores fizeram com que o estado retornasse à classificação para bandeira amarela, de baixo risco, após uma semana na bandeira laranja, de risco moderado. Nesta edição, não foi registrado nenhum município com classificação de risco muito alto (roxo), mas 21 municípios foram classificados em risco alto (vermelha), 15 com risco moderado (laranja) e 56 em risco baixo (amarela), mostrando uma melhora na situação de risco do Estado nesta avaliação.

    “Essa mudança no cenário epidemiológico se deve principalmente pela vacinação da população adulta, que já alcançou 78% com a primeira dose e 38% com o esquema vacinal completo. Apesar de ainda estarmos observando um aumento na notificação de novos casos, por causa da circulação da variante Delta, os casos graves e óbitos estão caindo”, diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

    As taxas de ocupação de leitos no estado do Rio de Janeiro também tiveram redução. A de UTI caiu de 70% para 67%; e a de enfermaria de 46% para 44%, se compararmos a atual edição do mapa de risco com a da semana passada.

    Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

    Últimas