• Petrópolis vai participar do Dia D do Detran destinado ao público PCD

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/09/2021 10:56
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O posto da Ciretran em Petrópolis (no Hipershopping do Alto da Serra) irá participar de mais uma edição do Dia D do Detran destinado ao atendimento prioritário do público PCD (pessoas com deficiência). A ação acontece na próxima sexta-feira (24) e os interessados poderão se inscrever para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado.

    As vagas são limitadas e as pessoas devem comparecer a unidade, das 8h às 16h, para fazer a inscrição.

    Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

    Os postos do Detran também estarão realizando no Dia D os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Já os atendimentos veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão.

    No Dia D a emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista – sendo que os serviços de habilitação necessitam de abertura de processo administrativo. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

    Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

    Últimas