• Petrópolis vai ganhar cozinhas comunitárias e capacitação em gastronomia para jovens e adultos

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  • 30/08/2022 15:36
    Por Helen Salgado

    Nesta terça-feira (30) aconteceu uma celebração da parceria entre a Coca-Cola Brasil e as organizações Sitawi Finanças do Bem e Gastromotiva e a Prefeitura de Petrópolis, para a montagem de cozinhas comunitárias na Castelânea, no Centro e no Retiro para distribuição de refeições, além disso, será promovido um curso de formação básica em cozinha com o objetivo de capacitar jovens e adultos.

    Cada cozinha vai produzir 375 refeições semanalmente através do apoio da Gastromotiva e Instituto Coca-Cola. As refeições serão destinadas a pessoas em vulnerabilidade e instituições beneficentes. Todos os alimentos usados na confecção das refeições são doados pelas empresas e distribuídos gratuitamente.

    O projeto é visto pelos envolvidos como essencial e importante para a população petropolitana. Serão 40 vagas para a primeira turma. Um dos objetivos do curso é que, após formados, os alunos saiam devidamente empregados ou que empreendam através da venda dos produtos gastronômicos. As aulas serão ministradas na loja Xodó de Minas, localizada na Rua Marechal Floriano Peixoto, Centro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site: https://gastromotiva.org/cursos-gratuitos/curso-profissionalizante-em-cozinha/

    No local estavam representantes das empresas parceiras e o secretariado da Prefeitura. Segundo David Hertz, chef de cozinha e fundador da Gastromotiva, a cidade de Petrópolis hoje representa um começo. “Para a Gastromotiva, essa é uma das maiores oportunidades que aconteceu desde a pandemia porque esse é o nosso primeiro curso presencial depois de tanto tempo fechado”, conta.

    Sobre a forma que as aulas serão oferecidas, David explica que o curso será presencial, com aulas também em grupo através da plataforma Zoom. “Está ficando cada vez mais eficiente para poder qualificar mais pessoas”, afirma o fundador.

    Após as tragédias que aconteceram no município em fevereiro e março, Victor Bicca Neto, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, disse que viu a necessidade de fazer algo na cidade, sobretudo com a preocupação dos petropolitanos com o período das fortes chuvas que chegam no próximo ano. “Estamos aqui recuperando a auto estima da população, trazendo essa experiência nova”, afirma.

    Marcelo Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico, afirmou que o projeto irá ajudar pessoas que precisam, e estimular ainda mais o principal motor da economia da cidade que é o turismo e a gastronomia. “Vamos dar oportunidade de trabalho e o passaporte para a dignidade. É só sucesso!”, conta o secretário.

    Embora o projeto seja destinado a homens e mulheres, a expectativa é que a iniciativa abranja, sobretudo, o público feminino que, geralmente, ocupa 70% das vagas. “Estou muito esperançosa para que essas mulheres que a gente atende no Centro de Referência possam estar nesse projeto criando redes”, conta a primeira-dama, Luciane Bomtempo que hoje ocupa o cargo de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM).  

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