Petrópolis teve 16% menos acidentes no primeiro trimestre de 2020
O primeiro trimestre deste ano teve uma redução de 16% no número de acidentes de trânsito, se comparado ao mesmo período de 2019. Os dados são referentes aos indicadores da Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa. De janeiro a março desta ano, a sala de trauma atendeu 200 vítimas de atropelamentos e acidentes envolvendo motocicletas e automóveis, no ano passado foram 239.
Os acidentes envolvendo motociclistas foram os que tiveram mais redução. Em 2019, foram atendidas 133 vítimas de acidentes com motos; em 2020, este número reduziu para 105. Já nos acidentes envolvendo automóveis, o número caiu de 79 atendimentos no ano passado para 58 neste ano.
Já os atropelamentos tiveram um aumento em 2020. Nos primeiros três meses do ano passado, 27 pessoas foram atendidas na Sala de Trauma, vítimas de atropelamentos, e neste ano o número subiu para 37 pessoas. A redução no número total de acidentes também se deve às medidas adotadas em março de restrição e redução de pessoas e veículos em circulação na cidade, como prevenção da disseminação do novo coronavírus.
O HST é referência no atendimento de trauma na região. Nos primeiros três meses deste ano foram 310 atendimentos no total, incluindo atendimentos a vítimas de quedas e outros. Destes, 250 são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 60 pacientes de convênios.
Os pacientes recebem o primeiro atendimento principalmente do Corpo de Bombeiros. Do total de atendimentos, 212 foram atendidos pelos bombeiros. Outros 42 pela Concer, 33 pelo Samu e 23 por meios próprios.