• Petrópolis terá Viradão Cultural e apoiará artistas locais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/01/2017 15:15

    A valorização do artista local e o Viradão Cultural, primeiro evento de 2017 da Cultura, foram dois dos projetos anunciados pelo prefeito Bernardo Rossi à classe artística que forma o Conselho Municipal de Cultura (CMC).  A primeira reunião do CMC aconteceu na segunda-feira à noite  no Centro de Cultura Raul de Leoni. O prefeito visitou o espaço e participou, junto com o presidente da Fundação, Leonardo Randolfo, da primeira reunião do ano do Conselho. Bernardo também falou das melhorias na Biblioteca Municipal Gabriela Mistral, a terceira mais importante do estado, que terá R$ 80 mil para obras, emenda ao orçamento sancionada pelo prefeito.

    Na ocasião também foi apresentada pelo presidente a dívida de R$ 673 mil levantada até o momento pela Fundação.

    Para o presidente Leonardo Randolfo, que deixa a presidência do Conselho após um ano, é importante a sintonia entre a Fundação e o governo municipal, que já começa com a destinação de verba maior para o segmento.

    “Apesar de termos autonomia, a Fundação não é independente do município. Muito pelo contrário, depende desse apoio e parceria. O prefeito assumiu o compromisso do município em cumprir com o repasse, que foi reduzido e já vinha sendo alertado pelo Conselho nos últimos meses”, salientou Randolfo.

    Viradão Cultural e programação variada 

    Vinte e quatro horas de cultura. Essa é a programação do Viradão Cultural, um dos primeiros eventos de 2017 promovidos pela FCTP e que será feito pela classe artística. De acordo com o presidente da Fundação, Leonardo Randolfo, a ideia é dar aos talentos locais a oportunidade de mostrarem seu trabalho e ao morador e visitante uma programação variada e para todos os gostos.

    “Isso foi um pedido do prefeito Bernardo Rossi para dar espaço aos nossos artistas e eventos para a população. Nada melhor que iniciar fazendo um viradão, que já é muito comum nas grandes metrópoles e com certeza será um sucesso aqui em Petrópolis”, pontuou o presidente.

    Ainda segundo Randolfo, o formato do evento será definido em parceria com a classe artística.

    “O diálogo está aberto à classe artística para opiniões, sugestões e ideias. Queremos que eles façam parte da cultura, afinal eles são os produtores, os protagonistas. A Fundação estará junto, conduzindo todo o processo, mas queremos que parta de cada segmento as ideias de como será o Viradão”, enfatizou Leonardo Randolfo.


    Revisão do Plano Municipal de Cultura 

    Na reunião o então presidente do CMC, Leonardo Randolfo, renunciou ao cargo por assumir a presidência da FCTP e convocou eleição para escolha da nova presidência a ser realizada na próxima reunião ordinária, que acontece na segunda segunda-feira do mês, dia 13 de fevereiro. O primeiro encontro também abriu a discussão sobre a revisão do Plano Municipal de Cultura, que vale até 2020, e a destinação dos recursos da pasta de Cultura.

    “O mais importante são os projetos para nosso segmento e um deles é rever o Plano para colocá-lo de verdade em prática. E para isso temos que pensar, também, na gestão correta dos recursos e como captar mais para investirmos no setor”, resumiu Leonardo Randolfo, que aproveitou a oportunidade para apresentar a nova equipe da FCTP.

    “Tivemos cuidado em convocar nomes que pensam cultura para promover cultura. Pessoas que são da área, mas que também entendem de gestão. E quando falamos em cultura isso quer dizer diversidade, oferecendo oportunidades a todos os gêneros e estilos, sem restringir o espaço público a um grupo seleto. Mas queremos que a classe artística interaja, faça parte. Estamos abertos ao diálogo”, enfatizou Leonardo Randolfo.


    Últimas