Petrópolis terá três seções com urnas auditadas no segundo turno das eleições
Na manhã deste sábado (26), foram sorteadas as nove urnas eletrônicas de Niterói e Petrópolis, que passarão por um dos dois tipos de Auditoria de Funcionamento da Votação Eletrônica (Teste de Autenticidade e Teste de Integridade) no segundo turno. A cerimônia foi transmitida pelo canal oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) no YouTube. Em Petrópolis, duas seções passarão pelo Teste de Integridade e uma pelo Teste de Autenticidade.
A Resolução TSE 23.673/2021 permite que representantes de entidades fiscalizadoras escolham as urnas a serem auditadas. No entanto, como não houve indicação, as urnas foram definidas por sorteio.
Na Cidade Imperial, a seção 403 da 29ª Zona Eleitoral, na Paróquia Santa Clara, na Coronel Veiga, e a seção 1 da 65ª Zona Eleitoral, no Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, na Avenida Barão do Rio Branco, passarão pelo Teste de Integridade. Já a seção 70 da 65ª Zona Eleitoral, na Escola Municipalizada Hercília Henriques Moret, em Corrêas, passará pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.
O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas será realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), durante o horário de votação. Outra urna, da seção 157 da 199ª Zona Eleitoral, em Niterói, passará pelo Teste de Integridade com Biometria, no Country Club Niterói, em Pendotiba.
Após o sorteio, a Justiça Eleitoral providenciou a retirada das urnas e o seu transporte para a capital em veículos seguros, sob a escolta de policiais. No lugar delas, urnas de contingência foram preparadas com os mesmos dados da urna que será auditada. Dessa forma, as eleitoras e os eleitores dessas zonas eleitorais poderão votar normalmente neste domingo (27).
Já o Teste de Autenticidade será realizado nas próprias seções eleitorais sorteadas, antes do início da votação.
Teste de Integridade
O Teste de Integridade, que será realizado em duas seções de Petrópolis, consiste em uma votação simulada, realizada sob o monitoramento de câmeras e supervisionada por auditores externos. O procedimento acontece no dia do pleito, no mesmo horário da votação, das 8h às 17h.
Os números anotados em cédulas previamente preenchidas por representantes dos partidos políticos e da sociedade civil, são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas e no sistema de apoio à auditoria. O objetivo é que o resultado nas urnas seja exatamente aquele registrado no sistema de apoio, comprovando o correto funcionamento da máquina. O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas será transmitido pelo perfil oficial do TRE-RJ no YouTube.
Já o Teste de Integridade com Biometria, que será realizado no município de Niterói, o procedimento conta com a participação direta de eleitores voluntários, que liberam o procedimento na urna eletrônica, por meio de suas digitais, posicionando seu dedo no leitor biométrico da máquina.
Teste de Autenticidade
Já o Teste de Autenticidade, que será realizado na seção 70 da 65ª Zona Eleitoral de Petrópolis, tem o intuito de verificar se o software das urnas é o mesmo que foi inspecionado pelas entidades fiscalizadoras ao longo do ano eleitoral, assinado digitalmente e lacrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em cerimônia pública realizada no mês que antecede o pleito. Conduzido por um juiz eleitoral, o procedimento é realizado na própria seção eleitoral, antes do início da votação.