
Petrópolis terá atividades ao longo do mês em referência ao Setembro Vermelho, campanha de conscientização sobre a prevenção das doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte no mundo. A abertura oficial da programação acontece nesta quarta-feira (03), às 13h, com ações das áreas técnicas de Saúde no Centro de Cultura Raul de Leoni.
Durante todo o mês, equipes das estratégias de Saúde da Família (ESFs), unidades básicas de Saúde (UBSs) e e-Multi estarão nos territórios da Atenção Básica com atividades educativas e de promoção da saúde. Entre os destaques, estão rodas de conversa, palestras, caminhadas, oficinas, dinâmicas, aferição de pressão arterial e práticas de atividade física em diferentes regiões. As ações também incluem orientações sobre alimentação saudável, controle do estresse e exercícios que ajudam na prevenção da hipertensão e outras doenças do coração.
“O objetivo é aproximar os serviços de saúde dos petropolitanos e incentivar hábitos que contribuam para a qualidade de vida e o cuidado com o coração”, comentou o secretário de Saúde, Luís Cruzick.
No dia 25 de setembro haverá uma caminhada integrando o Setembro Vermelho ao Setembro Amarelo (de prevenção ao suicídio), com saída às 9h, do CAPS Nise, localizado na Rua Montecaseros, no Centro, em direção à Praça da Liberdade, seguida de roda de conversa e atividade física. Já o Dia D da campanha acontece no sábado, dia 27, e vai reunir equipes da Atenção Básica e das Academias da Saúde.
As escolas também estão incluídas na mobilização, com atividades voltadas para crianças e adolescentes. No dia 12 de setembro, a Escola Municipal Professora Maria Campos receberá uma ação especial no turno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco na prevenção das doenças cardiovasculares. Encerrando a programação, no dia 29 de setembro, data em que se celebra o Dia Mundial do Coração, será realizado o “Pit Stop do Coração”, na Praça Dom Pedro, das 9h às 16h, com aferição de pressão, glicemia, cálculo de IMC e orientações multidisciplinares.
Confira também sobre Petrópolis e região: