• Petrópolis terá Observatório de Dados Orçamentários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/11/2022 03:25

    O prefeito Rubens Bomtempo sancionou lei da Câmara de Vereadores que instituiu o Observatório de Dados Orçamentários. A estrutura, que deve ser criada e mantida sem a interferência da prefeitura, tem o objetivo de traduzir o economês das finanças públicas para uma linguagem mais universal e de fácil acesso da população, além, claro de fiscalizar, afinal, sabendo do que se trata, com transparência, fica mais fácil de entender o que se passa e enxergar o que está errado.

    Observatório será aberto

    Podem participar representantes de conselhos municipais e voltados ao desenvolvimento de políticas públicas, pesquisadores, representantes de universidades e integrantes de núcleos de pesquisa acadêmica. Mas tem um item prevendo a participação que abre o leque de forma infinita: “entre outros interessados”. De qualquer forma, a prefeitura vai ter que viabilizar o programa e regulamentar os procedimentos. Ou seja, se ninguém ficar em cima, pode nem sair do papel. Mas, a gente torce para que role porque seria muito interessante saber de forma simples onde a cidade vai colocar, por exemplo, o orçamento do ano que vem cerca de R$ 1,3 bilhão fora os R$ 400 milhões extras de arrecadação de ICMS.

    O Grupo “Palhastônicos” é um encontro de três atores e pesquisadores da Palhaçaria e dois são de Petrópolis: Madson José (Teatro Circense Andança) e Léo Gaviole (CIA de Teatro Bobos da Côrte) que se somam ainda a Andressa Hazboun (Pele de Fulô – Natal/RN). E o grupo vai estar em Paraíba do Sul, neste sábado, às 10h, na Praça Tiradentes, em Paraíba do Sul.

    Bernardo na Alerj

    Há uma boa chance do ex-prefeito Bernardo Rossi, que não conseguiu se eleger deputado estadual, assumir o mandato na Alerj. Suplente do Solidariedade, que elegeu três deputados, Bernardo pode assumir a vaga de Chico Machado, de Macaé, reeleito, que deve se licenciar para ser secretário do governador Cláudio Castro.

    Ecoturismo

    Petrópolis deve ficar atenta a um novo fundo, federal, que pode entrar em vigor. A tramitação, no Congresso, começou agora, mas tem chance de vingar. Trata-se do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo que será formado a partir de diversas fontes, como operações de crédito internas e externas, e contribuições, doações, subvenções e auxílios de entidades nacionais e estrangeiras. Petrópolis é uma das principais cidades do estado do Rio procuradas para o turismo ecológico.

    Será

    Engraçado que ontem, dia de uma turbulência do cão nos bastidores políticos, o suplente de vereador Bernardo Sabrá teria sido visto olhando o Palácio Amarelo e pensando alto: ‘tô chegando’.

    Eu, hein!

    A TurisPetro e o Instituto de Cultura dividem as responsabilidades pela realização de eventos como o Natal Imperial. E ainda que a gente tenha uma Secretaria de Serviços, Ordem Pública e Segurança, é a Comdep que licita banheiros públicos para as festas.  Para o Natal Imperial são 96 banheiros.

    Como assim?

    E ainda que a gente tenha uma Secretaria de Obras, a Comdep também licita… asfalto! Tem um pregão que vai ser realizado dia 09. A gente ainda não sabe a quantidade de asfalto e valor porque ainda não foi publicado no Portal da Transparência da prefeitura.

    Contagem

    Faltam 27 dias para o verão.

    E os números só subindo…

    A prefeitura determinou uso de máscaras em escolas, ônibus e na área de saúde. Mas, o negócio tá frouxo demais. Tem escola e até universidade onde o uso do acessório está sendo ignorado assim como nos ônibus urbanos e intermunicipais. Ninguém fiscaliza, o povo abusa.

    Este monumento da natureza fica na Catedral e tem atraído muita gente para um clique nesta primavera que, enfim, aparece em Petrópolis, em meio a uma frente fria e outra.

    Preparação

    Longe de a gente se meter na vida da prefeitura que prepara a cidade para as chuvas fortes do verão – que a gente torce para que não aconteçam – mas já entraram em contato com a Enel para ver como será a poda de árvores, manutenção preventiva e emergencial?

    Ué?

    Essa ninguém entendeu! O trecho de acesso a Pedro do Rio, que vai do número 18.165 da Estrada União e Indústria até o distrito, não passou por recapeamento ainda. Pessoal de lá tá cabreiro com a suspensão do serviço.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas