• Petrópolis terá nova escola de Ensino Médio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/09/2017 08:50

    Em meio à crise econômica que o país atravessa, é impossível não comemorar o surgimento de novos projetos educacionais na cidade. O curso PRW, uma das referências na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio em Petrópolis, é um dos que está investindo pesado para expandir os horizontes – e, é claro, formar jovens. A novidade está na oferta do Ensino Médio. A escola funcionará num novo espaço, bem próximo do prédio onde, hoje, está sediada a instituição, no Centro. 

    A ideia surgiu com pedidos dos mais de 700 alunos aprovados para universidades públicas nos últimos três anos. “Eu sempre quis ter um colégio e poder acompanhar de perto os alunos. Queria ajudá-los em seu desenvolvimento, garantindo toda a atenção necessária, o que poucos fazem atualmente. Nossa proposta de ensino é bem simples: somos práticos, trabalhamos com exercícios e estimulando o desenvolvimento do aluno, para que ele acredite em si e corra atrás daquilo que quer. Tudo isso num ambiente familiar que é a marca da nossa instituição”, contou Paulo Roberto Freire, professor de Física e dono do curso, assim como da futura escola.

    O suporte pedagógico do PRW será feito pelo Colégio Sarah Dawsey, referência em Educação na capital do Estado há mais de 51 anos. Os professores Paulo Roberto (conhecido como PR) e Wendel Bull explicam que a proposta é focar constantemente nas competências, habilidades e atitudes necessárias para a Educação contemporânea. O colégio estimulará que o aluno participe ativamente do processo de construção do conhecimento, sem esquecer da sua performance nos vestibulares, o que já é uma característica do curso.

    A estrutura organizacional será feita por trimestre, com seus objetivos claramente definidos por suas matrizes curriculares e cognitivas “A metodologia da proposta faz com que a instituição seja a primeira de Petrópolis a ser parceira da Google for Education – uma avançada plataforma educacional que aproxima os alunos e os professores, agregando valor ao ensino na sala de aula”, explicou Paulo Roberto.

    Dos mais de 700 alunos aprovados pelo PRW nos últimos anos, pelo menos 200 se classificaram para cursos de Medicina, tradicionalmente mais concorridos. “Oferecemos uma equipe de professores reconhecida por sua excelência e mais de três mil exercícios por mês”, comentou Paulo, ressaltando que o PRW acertou o tema da redação nas últimas três edições do Enem. 

    Para Wendel, sócio da futura escola, os valores da institui- ção estão ligados diretamente com a força de vontade dos alunos. “Esses fatores são postos em prática devido aos nossos alunos, que são reconhecidos como principais sujeitos no processo de aprendizagem. É uma tendência progressista da Educação, o que há de mais moderno, pois somente dessa maneira o educando adquire confiança em si mesmo e passa a acreditar em seu potencial”, explicou, lembrando do desafio que é trabalhar com jovens que passam por uma fase difícil de escolha da carreira.

    Para ajudar nessa fase, ainda no primeiro ano do Ensino Médio, os alunos terão orientação profissional para buscar o autoconhecimento; amadurecendo suas aptidões e contribuindo para a escolha de carreira. No segundo ano, os estudantes receberão visitas de especialistas em diversas áreas, como médicos, advogados, economistas e jornalistas, por exemplo, para entenderem as múltiplas possibilidades que o mercado de trabalho contemporâneo oferece. No terceiro ano, haverá acompanhamento individualizado, visando oferecer mais segurança na escolha profissional do aluno.

    “Mais alunos farão parte da nossa família, pois é isso que somos. Conheço cada um pelo nome e vejo o quanto eles se gostam, têm espírito colaborativo e se ajudam. Aqui, eles aprendem a aprender e se qualificam para conquistarem o que quiserem na vida”, finaliza o professor Paulo Roberto.

    Atualmente, o preparatório para o Enem do PRW funciona na Buenos Aires, 75, Centro. A unidade de Ensino Médio, já com matrículas abertas, será na mesma rua, no número 53, com início das atividades em 2018. 



    Últimas