• Petrópolis terá 1º Festival de Verão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/01/2018 07:00

    Petrópolis terá o seu primeiro Festival de Verão este mês. Cidade de veraneio da família imperial na época de Dom Pedro II, a ideia é resgatar a movimentação no município durante a estação mais quente do ano. O festival acontece entre os dias 25 e 28 de janeiro, com grandes nomes da música popular brasileira, como Danilo Caymmi, além de artistas locais. O palco da festa será a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), no Centro Histórico, bem em frente ao Museu Imperial, onde a realeza também costumava promover suas grandes festas durante a estadia em Petrópolis.

    Lá pelo século 19, quando as temperaturas começavam a subir no Rio de Janeiro, o imperador e sua família subiam a Serra para fugir do calor e aproveitar o clima ameno da Cidade Imperial. Historiadores relatam que D. Pedro II adorava a sua residência de verão e suas prolongadas temporadas em Petrópolis criaram o costume da prática de veraneio, que foi seguida pelos presidentes e políticos da República. Mas ao longo dos anos o município foi deixando de lado a tradição de grande movimento nesta época, perdendo espaço para as regiões de praia, como a Região dos Lagos.

    Agora, a Prefeitura resgata este clima deixado pelo monarca. O objetivo é fazer com que o grande movimento registrado no município em dezembro, com o Natal Imperial, permaneça durante todo o verão. Serão quatro dias de festival com muita música. O encerramento, no domingo, dia 28 de janeiro, será dedicado ao samba, com uma homenagem ao gênero. Haverá encontro de blocos, roda de samba e apresentação de uma escola de samba do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

    “Petrópolis é uma cidade que respira cultura. E estamos trabalhando para que o setor ganhe cada vez mais destaque na cidade. Janeiro é um mês de pouco movimentado no município, então estamos criando atrativos para manter os visitantes aqui e também é uma forma de trazer movimentos culturais para os próprios petropolitanos. Queremos resgatar essa tradição de D. Pedro II”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

    Além disso, para a criançada, a Prefeitura vai oferecer uma colônia de férias no verão, no Parque Cremerie, para 100 alunos da rede municipal de ensino, de 9 a 12 anos de idade, na segunda quinzena de janeiro. Serão atividades culturais e esportivas.

    Parques Naturais e cachoeiras são atrativos para o verão

    Os parques também estão entre as opções para curtir a estação mais quente do ano em Petrópolis. O Parque Municipal de Itaipava, que possui quadras de esporte, ciclovia, aluguel de bicicletas, pista para caminhada, área para piquenique, lanchonete e picadeiro de areia, abre de 7h às 20h até o fim do horário de verão. Já o Parque Natural da Ipiranga, que conta com área de 16,7 hectares de Mata Atlântica, abre todos os dias, de 7h às 17h. O Parque Cremerie, que possui quadras de esportes, piscina, lago com pedalinhos, área verde e espaços para piquenique, funciona de terça a domingo, de 8h às 17h30. Todos com entrada franca. E o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), que além da paisagem deslumbrante, possui diversas opções de lazer, como banhos de cachoeira e as caminhadas, abre todos os dias, de 8h às 17h. O ingresso custa R$ 16 inteira e R$ 3 para moradores de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim.

    Os circuitos ecológicos também estarão movimentados no verão. A cidade oferece 200 quilômetros de trilhas, além de cachoeiras nos distritos, como no Bonfim.


    Últimas