• Petrópolis tem saldo negativo de geração de empregos pelo segundo mês consecutivo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2021 13:07
    Por Janaina do Carmo

    Pelo segundo mês consecutivo, Petrópolis tem saldo negativo de geração de empregos formais. O levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia foi divulgado nesta quarta-feira (26) e mostra que a cidade perdeu 122 postos de trabalho no mês de abril. Em março, foram 181 vagas perdidas no município.

    Depois de fechar o ano de 2020 com mais demissões do que admissões, encerrando o mês de dezembro com a perda de 197 postos de trabalho, Petrópolis começou 2021 com saldo positivo, apesar de modesto, com a criação de 54 vagas com carteira assinada. Em fevereiro, a recuperação econômica foi mais forte e a cidade conseguiu fechar o mês com 454 vagas a mais no mercado de trabalho formal.

    Em abril deste ano, de acordo com os dados do Caged, foram 1.207 admissões contra 1.329 desligamentos. Se compararmos com o mesmo período do ano passado, o cenário da recuperação econômica apresenta melhoras. Em abril de 2020, primeiro mês da pandemia da covid-19, a cidade perdeu em único mês 2.029 postos de trabalho formal. Petrópolis fechou o ano de 2020, com 3.421 vagas perdidas.

    O saldo negativo de abril deste ano foi puxado por três dos quatro principais segmentos econômicos. Conforme os dados do Caged, apenas o comércio teve saldo positivo em abril, criando seis vagas com carteira assinada. Os outros setores – construção civil, indústria e serviços – fecharam o mês demitindo mais do que contratando funcionários.

    De acordo com o levantamento do Caged, a indústria foi o setor que mais demitiu neste período, fechando o mês de abril com 106 postos de trabalho a menos. Em seguida vem o setor de serviços, com 14 vagas perdidas e por último a construção civil, que perdeu 11 postos formais.

    Últimas