De janeiro a dezembro de 2023, Petrópolis teve uma redução de 83,19% nos casos de pessoas desaparecidas, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Durante todo o ano passado, a cidade registrou 40 desaparecimentos. Já em 2022, o número foi bem maior, quando houve 238 registros.
De acordo com os dados, o mês de agosto não teve nenhum registro de desaparecimento na cidade. Na sequência, aparecem os meses de junho (2); março, abril, julho e dezembro (3); janeiro, fevereiro, maio e novembro (4); setembro e outubro (5). A média mensal registrada no ano passado é de três casos.
Números no estado
Em todo o estado, no entanto, houve um aumento de 10,7% em comparação com 2022, quando foram registrados 5.255 casos. No ano passado, o número subiu para 5.815, com o mês de março registrando mais casos, com 563.
Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação
Em 2021, foi inaugurado na cidade o Núcleo de Atendimento para Familiares de Desaparecidos e Documentação (NAFADD) para auxiliar as pessoas que sofrem com o desaparecimento de parentes. É oferecido atendimento aos familiares e, primeiramente, orientação sobre o que fazer nos casos de desaparecimento, sendo o primeiro passo o registro em delegacia de Polícia.