• Petrópolis tem recorde de 1,6 milhão de turistas em 2016

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/01/2017 07:00

    Em ano de Olimpíada, o turismo estrangeiro apresentou um aumento de 4,8% no Brasil, chegando a 6,6 milhões, de acordo com o Ministério do Turismo. Em 2016, Petrópolis recebeu 1,6 milhão de turistas, o que representou um aumento de 6,6 % em relação aos anos anteriores. Para 2017, o governo tem planos de aprimorar o calendário de eventos, garantindo que moradores e turistas tenham opções durante todo o ano. E a Fundação de Cultura e Turismo afirma que vai garantir que Petrópolis seja divulgada fora da cidade, nos estados, aeroportos, portos, eventos e feiras de turismo.

    No ano em que o país foi sede da primeira Olimpíada da América Latina, o Brasil bateu recorde de visitantes, recebendo cerca de 300 mil visitantes a mais que em 2015. O Ministério do Turismo credita o aumento à realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro e informou que os turistas estrangeiros injetaram US$ 6,2 bilhões na economia nacional no ano passado, um volume 6,2% superior ao verificado em 2015. Petrópolis não ficou para trás e recebeu 100 mil visitantes a mais que nos anos anteriores. 

    De acordo com dados da Fundação de Cultura e Turismo, os estados que mais enviam turistas para Petrópolis são o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. E os estrangeiros que mais vêm à cidade  serrana são os franceses e os argentinos. O Museu Imperial é, sem dúvida, o ponto turístico mais visitado na cidade. Esta semana mesmo, o palácio bateu recordes de visitação, com milhares de pessoas aproveitando as férias de verão. No primeiro dia de visitação do ano, mais de 1.800 visitantes fizeram o tour interno do palácio.

    O turismo é um grande motor da economia. Mas para que ele exista de maneira satisfatória e continue atraindo visitantes, é necessário investimento – principalmente em infraestrutura. Atualmente, a Prefeitura destina uma verba de R$ 120 mil para participação em feiras e eventos fora da cidade. Mas não é só de divulgação que se sustenta um circuito turístico. Para 2017, o orçamento ainda não foi fechado. Mas o governo afirma estar “avaliando as necessidades e a melhor maneira para buscar investimentos no setor, especialmente nos distritos, que também são um destino muito requisitado, mas pouco aproveitado”.

    Segundo a Fundação de Cultura e Turismo, o governo pretende ainda reforçar a segurança, reestruturar os Centros de Informação Turística e aprimorar o calendário de eventos –  mantendo eventos já consolidados no Município e trazendo novos eventos.

    Foto: Rebeca Gehren

    Últimas