Petrópolis tem primeiro caso suspeito de H1N1 este ano: homem morreu
Um homem de 35 anos identificado como Vanderson de Oliveira é o primeiro caso suspeito de H1N1 este ano em Petrópolis. Ele morreu na UPA Centro e foi enterrado no último domingo no Cemitério Municipal. De acordo com a Prefeitura, as complicações no quadro de pneumonia levantaram a suspeita da doença, mas não houve tempo de confirmar o diagnóstico.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou Vanderson deu entrada no Pronto Socorro do Alto da Serra e foi encaminhado para a sala vermelha da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, onde não resistiu e acabou falecendo. De acordo com a Prefeitura, com a morte rápida não houve tempo para fazer os exames e confirmar a infecção pelo vírus H1N1.
Em 2019 foram registrados 65 casos suspeitos de H1N1. Destes, seis foram confirmados, com três mortes.
Leia também: Bebê de seis meses é o primeiro caso de sarampo confirmado em Petrópolis
A vacina da gripe, que é disponibilizada pela rede pública, previne contra três tipos de vírus influenza entre eles o H1N1. A campanha de vacinação é anual e começa em abril, antes do início do inverno, quando os casos são mais comuns. No ano passado, devido à baixa procura, a mobilização foi prorrogada até junho, quando a vacina deixou de ser aplicada somente para os grupos prioritários e passou também a ser disponibilizada para toda a população.