• Petrópolis tem opções variadas de eventos culturais com transmissão on-line

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/03/2021 17:09
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Opção é o que não falta para quem quer entretenimento sem sair de casa. Nesta semana uma variada programação promete levar cultura e diversão para o público. Com realização gratuita, os eventos acontecem em plataformas on-line, de modo evitar aglomeração e atender as recomendações para prevenção ao coronavírus. Na sexta-feira (26) haverá concurso literário do projeto Literatura em Cena; no sábado (27) tem a exibição do espetáculo “A Casa”, do grupo Arte na Avenida; no domingo (28) tem o espetáculo “Maricota Bonecos Animados”, de Leo Hang; e ainda a peça “Lea & Mar”, de Mariana Diniz e NULAI-I; também haverá exibição do espetáculo “A História do Banquete Imperial”; e a estreia do curta metragem “Estranho”, da Foco Produções.

    Nesta sexta (26), às 20h, será a culminância do projeto Literatura em Cena, um concurso literário de contos promovido pelo blog Ao Redor Cultura e Arte, que recebeu inscrições de autores de Petrópolis entre os dias 19 de janeiro e 05 de fevereiro de 2021. O concurso premiou dez contos que serão divulgados na página do concurso. Os textos selecionados já estão sendo publicados no Ao Redor e quem quiser conhecer os vencedores é só acompanhar as publicações semanais do blog.

    A segunda etapa será conduzida pelos artistas que integram o projeto, Luiza Pessôa, Angelo Tribuzy e Marcos Retondar. Os vídeos produzidos a partir dos textos escolhidos serão disponibilizados entre os dias 22 e 27 de março. Para ver a lista dos autores selecionados e acompanhar as próximas notícias do projeto, visite o blog.

    No sábado (27), às 19h, projetos teatrais chegarão às plataformas virtuais, como o caso do espetáculo “A Casa”, desenvolvido pelo Arte na Avenida. Para assistir, basta entrar no Youtube da companhia. Santos Dumont também foi lembrado no edital, através dos trabalhos teatrais “Comunicado Urgente: Santos Dumont” e uma “Casa na Rua do Encanto”, proposto por Oscar Saraiva. O projeto será exibido no sábado às 19h e para participar pela plataforma Zoom, é preciso se inscrever no e-mail: oscarsaraiva16@gmail.com.

    Domingo (28) também tem programação cultural com o espetáculo de bonecos “Maricota Bonecos Animados”, do produtor Leo Hang. A apresentação será no Youtube Rocha Hang, às 15h. O projeto Meu Lugar conta a história de dois sapos, um brasileiro e outro estrangeiro. O sapo brasileiro chamado Givirino, um comedor de mosquito profissional que está de férias e resolve visitar seus familiares. Para saber mais, só assistindo o lançamento no Youtube.

    Às 15h50, o espetáculo teatral “Lea & Mar”, por Mariana Diniz e NULAI-I, vai ao ar no canal de youtube NULAI-I Produção. Através dos elementos da performance e do improviso, os pontos turísticos da cidade de Petrópolis se transformam no palco de uma história contada através dos corpos. Em um contexto de pandemia e isolamento social, onde a relação através do contato físico entrou em questão na vida de toda a a geração, Lea&Mar busca investigar o contato dos corpos ao longo dos últimos meses.

    Os projetos on-line foram contemplados pela Lei Aldir Blanc e selecionados através do edital organizado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). No total, foram 301 projetos e 24 espaços culturais contemplados com os recursos federais – o município recebeu R$ 1.936.795,75 para os incisos II e III da Lei Aldir Blanc.

    “Estamos muito orgulhosos com as produções belíssimas que os segmentos artísticos estão produzindo em razão dos resultados dos editais. Estamos acompanhando uma explosão de profissionalismo, talento, criatividade e qualidade”, destacou Catarina Maul, gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni.

    Últimas