• Petrópolis tem o primeiro caso suspeito da variante Ômicron em investigação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/01/2022 19:05
    Por Jussara Madeira

    A Ômicron, nova variante da Covid-19, já pode estar circulando em Petrópolis. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, um caso suspeito está em análise na cidade. Em todo o Estado, um caso já foi confirmado na cidade do Rio de Janeiro. Há ainda outras 201 amostras de teste RT-PCR sugestivas para a nova variante estão sendo investigadas em todo o estado. A previsão é que o resultado saia até o dia 7 de janeiro.

    Os 201 casos suspeitos são de pacientes de 12 municípios de sete regiões de saúde, entre eles, Petrópolis. Segundo a SES, por enquanto, não foram encontradas amostras sugestivas nas regiões Noroeste e Centro Sul. Nessas áreas, a Vigilância estadual fará uma busca ativa de amostras de PCR para verificar se também há casos sugestivos para a variante Ômicron.

    (Foto: Reprodução/SES)

    Em dezembro, o Estado do Rio de Janeiro recebeu do Ministério da Saúde mais de 600 mil testes de antígeno para identificar as variantes. Quase 240 mil já foram distribuídos aos municípios. O restante estará disponível a partir desta segunda-feira (3).

    Os testes de RT-PCR, os kits de coleta são retirados no Lacen/RJ pelos municípios de acordo com as amostras entregues para análise. As análises genéticas coletadas são feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e as amostras coletadas pela rede DASA são realizadas na própria rede. 

    Em Petrópolis, no mês de dezembro, foram registradas sete mortes causadas pelo Covid-19, e 107 casos de infecção pela doença.

    Últimas