• Petrópolis tem expectativa de recorde de abstenção nas eleições deste ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/jan 04:14

    E Petrópolis tem 243.855 residentes aptos a votar este ano, crescimento de 1,54% em relação a 2020.  O difícil é fazer o pessoal sair de casa para ir votar.  Na última eleição para prefeito, no primeiro turno, 71.799 pessoas deixaram de ir às urnas. E 12.520 foram, mas anularam os votos e mais 8.498 votaram em branco. As abstenções somaram mais que os votos dos dois candidatos que foram ao segundo turno: Bomtempo (39.093) e Bernardo Rossi (23.923).

    Segundo turno

    No segundo turno, o número de abstenções foi ainda maior: 85.621 pessoas deixaram de ir votar. Outras 27.839 anularam os votos e mais 9.058 votaram em branco.  Bomtempo ganhou com 64.907 contra 52.727 de Bernardo, mas a soma dos dois foi menor do que as abstenções, nulos e brancos que totalizaram 122.518 votos.

    Novo recorde à vista

    Estes números mostram a distância e desilusão da população com a política e comparando o primeiro com o segundo turno, na etapa inicial, mesmo com 13 candidatos e nomes novos na disputa, não teve empolgação para o povo ir às urnas. E, no segundo turno, com a polarização entre RB X BR, mais pessoas se afastaram da eleição.  Petrópolis é uma das recordista no país em abstenções e pode, este ano, manter o título.

    As restauradoras Luciana Lopes e Poliana Reis, da Imperial Cia. de Restauro, iniciaram o trabalho de recuperação das ilustrações do múltiplo artista Tomás Santa Rosa que decoram espaços do Palácio Quitandinha como a piscina e o café-concerto. O trabalho, realizado pelo Centro Cultural Sesc foi iniciado pela piscina coberta e pode ser visto pelo público  aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

    Apelo

    Uma força-tarefa formada na maioria por empresários foi ter um papinho com o prefeitável Leandro Azevedo. Para tentar convencê-lo a ser vice de Hingo Hammes e deixar para um outro momento seu desejo de ser cabeça de chapa. Mas, o professor titubeia. Tanto ele quanto Hingo ainda não entenderam que separados terão menor chance. Leandro acredita que com seus 20 mil votos feitos em 2020 a eleição deste ano tá bem perto pra ele. Já Hingo deposita em seu um ano de mandato como interino bem avaliado o coloca em melhores condições de ser eleito.

    Pensa melhor

    Nem Hingo nem Leandro abrem mão para serem vice um do outro focados em um projeto momentâneo de quatro anos. Depois não vão dizer que a gente não avisou.

    Alguém toma conta, faz favor!

    E os vereadores formaram duas comissões especiais: uma pra rever o regimento interno da Câmara e outra para revisar a Lei Orgânica Municipal. É previso alguém estar fiscalizando o que eles vão fazer, afinal, o regimento interno pode alterar, por exemplo, as regras da eleição da mesa diretora e a LOM pode mudar até mesmo o rito de votação de contas dos prefeitos.

    Contagem

    E Petrópolis está há 250 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Sinal de alerta

    Para os prefeitáveis que disputam o apoio do governador Cláudio Castro nas eleições deste ano acendeu o sinal de alerta. Castro, de acordo com pesquisa da Atlas Intel,  é o segundo governador mais mal avaliado do país atrás somente de Rachel Lyra à frente do executivo estadual de Pernambuco. Segundo o levantamento, Castro tem 39% de aprovação e 43% de desaprovação. Outros 18% pesquisados não souberam avaliar.  O perfil dos que aprovam a gestão Castro é formado por homens (43,6%), entre 25 e 34 anos (45,6%), evangélicos (42,8%), com ensino médio (42,4%), que recebem até R$ 2.000 (43,1%) e votaram em Jair Bolsonaro para presidente em 2022 (43,4%). Talvez por isso Castro tenha voltado a ficar próximo dos Bolsonaro.

    Um dos lugares mais bonitos da cidade, o Caminho do Xingu, no Brejal.

    Guerra de panfletos

    E tá rolando a guerra dos jornaizinhos, aqueles panfletos em que os políticos enumeram seus feitos, normalmente distribuídos em ano eleitoral. Começou com Bomtempo que foi esperto e aparece no jornalzinho do PSB e o de Bernardo que meteu publicação como secretário de Estado de Governo, o que pode lhe render um problemão de uso do cargo para fins políticos-eleitorais. Duro é acreditar que com cinco mil exemplares – que cada um diz que imprimiu – vão conseguir acessar os eleitores.

    Ninguém merece

    E também foi aberta a temporada dos vídeos ‘essa é minha vida’ dos candidatos que contam desde a sua concepção, passando pela infância ( adolescência pula que é sempre tretada) culminando com o encontro do amor, a formação profissional e o chamado da vida pública.  Tá difícil a vida do internauta nas redes sociais.

    Provocação

    E Bomtempo, vamos combinar, gosta mesmo de atiçar os oponentes. Finalzinho do ano e o homem mandando figurinha do whastapp com a própria imagem fazendo o ‘v’ da vitória e assinalando: “em 2024 é ‘nóis'”.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas