• Petrópolis tem chuva forte na noite deste sábado e registros de destelhamentos e quedas de árvores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Defesa Civil registrou, até o momento, dez ocorrências; diversos bairros também estão com falta de energia elétrica

    18/11/2023 23:28
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    **Matéria atualizada às 23h51

    A cidade de Petrópolis teve forte chuva e ventania na noite deste sábado (18), ocasionando registros de destelhamentos e quedas de árvores em alguns pontos do município. Diversos bairros também estão com falta de energia elétrica. Segundo a Defesa Civil, dez ocorrências foram registradas até às 23h30 – todas sem gravidade e sem vítimas.

    Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Enel e Comdep estão trabalhando em ação conjunta para o restabelecimento dos serviços essenciais.

    As ocorrências registradas até o momento foram:

    05 registros de destelhamento – Bairros: Itaipava, Quitandinha, Centro e Castelânea
    01 registro de deslizamento atingindo a via – Bairro: Centro
    01 registro de deslizamento com risco de atingir o imóvel – Bairro: Quitandinha
    03 registros de queda de árvore atingindo construções – Bairros: Mosela e Centro

    Outros locais, segundo moradores, também registraram destelhamento, como Alto Independência, Valparaíso e Posse. Quedas de árvore também foram registradas no Sargento Boening, Roseiral, Rocio e Barão do Rio Branco, o que significa que o número de ocorrências registradas pela Defesa Civil pode aumentar.

    O estágio operacional da Defesa Civil de Petrópolis é de observação.

    Maiores acumulados pluviométricos em 24h:

    Gentio1 (CEMADEN RJ): 39,6 mm
    Cuiabá (INEA): 33,8 mm
    Posse (INEA): 30,8 mm
    Itaipava (CEMADEN BR): 29,1 mm
    João Xavier (CEMADEN RJ): 28,4 mm

    Diversos locais da cidade estão sem energia elétrica. Centro, Mosela, Independência, Nogueira, Corrêas, Retiro e Morin são algumas localidades. Segundo a Enel, a forte chuva que atingiu a Região Serrana, incluindo Petrópolis, e outros pontos do estado, como Magé, Niterói e São Gonçalo, causou danos severos à rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia de parte dos clientes destas regiões.

    A concessionária informou, ainda, que um reforço no número de equipes em campo para agilizar o atendimento às emergências foi realizado. Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). Além do WhatsApp, as solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.

    Transporte público

    A Turp Transporte informou, às 23h05, que as linhas 615 – Terminal Corrêas x Carangola e 700 – Terminal Itaipava estão com a operação completamente interrompida, em razão da queda de uma árvore nas proximidades do Roseiral, interditando completamente o trânsito. As linhas 703 e 723 – Santa Mônica estão com a operação comprometida, em razão da queda de um poste e árvores na região, na entrada do bairro, prejudicando a circulação de veículos.

    Santa Mônica tem registro de falta de energia e impacto no transporte público.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Já a Cidade Real informou que está com impactos na operação, após a chuva que atingiu diversas regiões de Petrópolis, na noite deste sábado (18).

    O ônibus que opera a linha 101 – Rocio está com a operação interrompida, após a queda de uma árvore no bairro. O mesmo acontece com a linha 119 – Kopke/Álvaro Lopes de Castro/Vila São José, após a queda de uma árvore no Alberto Torres.

    Já as linhas 113 – Marechal Hermes e 140 – Comunidade Vitória não estão operando até o ponto final, também por conta da queda de árvore nas áreas de atendimento

    Últimas