• Petrópolis tem aumento de 92% nos casos de pessoas desaparecidas em 2024

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/fev 08:29
    Por Maria Julia Souza I Foto: Divulgação/Governo do Estado

    Ao longo de 2024, Petrópolis registrou 77 casos de pessoas desaparecidas na cidade. Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ) apontam um aumento de 92,5% nas ocorrências registradas no município, em comparação a 2023, que teve 40 registros. 

    Segundo a Polícia Civil, os registros de desaparecimentos, em sua maioria, não estão relacionados a questões criminosas, mas a fatores como a saúde mental das vítimas e questões familiares. Ainda de acordo com a polícia, grande parte das ocorrências notificadas nas unidades e setores especializados nestes casos, são de menores de idade, usuários de drogas, conflitos familiares, falta de aceitação da sexualidade, entre outros. 

    “Nos últimos anos, cerca de 85% dos desaparecidos foram localizados pelas delegacias que conduziram as investigações”, destacou a Polícia Civil. 

    De acordo com os dados do ISP-RJ, maio foi o mês que registrou mais ocorrências: 09. Na sequência, aparecem os meses de março e setembro (08); julho e agosto (07); janeiro, abril, outubro, novembro e dezembro (06); fevereiro (05); e junho (03). 

    Apesar do aumento, Petrópolis aparece na 15ª posição entre os municípios do Estado do Rio com mais casos registrados. A cidade do Rio de Janeiro é a líder nos registros, com 2.610. Em seguida, aparecem Nova Iguaçu (370); Duque de Caxias (365); São João de Meriti (230); Belford Roxo (227); São Gonçalo (208); Niterói (164); Magé (145); Volta Redonda (99); Maricá (92); Campos dos Goytacazes (85); Cabo Frio e Queimados (82); e Macaé (78). 

    Para auxiliar nas buscas, a Polícia Civil possui o “Portal de Desaparecidos”, um canal de cadastro que permite a consulta de fotografias e informações de pessoas desaparecidas, com base nos registros de ocorrências oficiais, sendo uma ferramenta de divulgação essencial para auxiliar nas investigações de desaparecimento.

    “A Sepol (Secretaria de Estado de Polícia Civil) solicita a colaboração dos familiares nas investigações, seja fornecendo informações relacionadas ao desaparecido, bem como sobre um possível retorno à residência, ou aparecimento com nova localização por vontade própria, permitindo que os recursos empenhados sejam desmobilizados e o inquérito concluído”, reforçou a corporação. 

    Estado do Rio registra aumento nos casos 

    Assim como ocorreu na Cidade Imperial, o Estado do Rio registrou um aumento de 4% em comparação a 2023. Ao longo de todo o ano de 2024, foram 6.047 casos notificados contra 5.815 no ano anterior.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas