• Petrópolis tem a quarta morte confirmada em função das chuvas, informa Corpo de Bombeiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/mar 12:03
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Corpo de Bombeiros informou, no fim da manhã deste sábado (23), que Petrópolis registrou a quarta morte em função das chuvas que atingem o município desde quinta-feira (21). Segundo a corporação, cinco pessoas com vida foram resgatadas no desabamento de uma edificação residencial, no Independência.

    Até o momento, as equipes resgataram, em todo o estado, mais de 90 pessoas com vida, em ocorrências envolvendo deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos provocados pelas chuvas.

    Os bombeiros militares foram acionados para mais de 100 ocorrências relacionadas às fortes precipitações que atingem o território fluminense. Até o momento, sete mortes foram confirmadas.

    Além dos quatro óbitos registrados em Petrópolis, em Arraial do Cabo, um homem morreu depois de ser atingido por um raio, no Pontal do Atalaia. Em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, um homem se afogou depois que o caminhão que dirigia caiu num rio.

    Em Teresópolis, o CBMERJ atua nas buscas por uma vítima que estaria soterrada sob os escombros de uma casa que desabou, na Comunidade da Coreia. Duas pessoas foram resgatados com vida pelos bombeiros. Um óbito foi confirmado.

    Bombeiros militares especializados em salvamento em desastres e cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros RJ foram empenhados para auxiliar nas buscas.

    Monitoramento 24 horas

    A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) informou que segue alerta, mobilizada 24 horas por dia, para prevenir desastres. Equipes de meteorologistas, geólogos e hidrólogos do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) acompanham as condições climáticas e os níveis pluviométricos em todo o território, emitindo alertas de risco quando necessário.

    A Defesa Civil Estadual abastece as Prefeituras com previsões do tempo, avisos sobre os níveis de severidade meteorológica, os acumulados de chuvas e os panoramas de perigo hidrológico e geológico. Os agentes ainda orientam os gestores públicos quanto ao envio de avisos (SMS) para a população, em casos de chuvas fortes/persistentes, rajadas de ventos e raios, e também quanto ao acionamento das sirenes localizadas em áreas de risco, em caso de ameaças de deslizamentos de terra.

    A Sedec-RJ também mantém contato frequente com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) para compartilhamento de dados e recomendações sobre as condições meteorológicas do Estado.

    Últimas