• Petrópolis tem 17 menores em instituições de acolhimento: mais da metade é formada por meninas negras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/09/2021 18:36
    Por Janaina do Carmo

    Petrópolis tem 17 crianças e adolescentes em acolhimento, de acordo como 27º Censo da População Infantojuvenil Acolhida no Estado do Rio de Janeiro, no contexto da pandemia covid-19. Segundo o estudo, 88,24% deles são da raça negra, mais de 41% está acima de 12 anos e mais de metade são meninas. O documento foi divulgado na sexta-feira (24) pelo Ministério Público (MP).

    A cidade conta com quatro instituições para abrigar esses meninos e meninas, além disso, ainda existe o Programa Família Acolhedora. De acordo com o Censo, entre as principais cidades da Região Serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis é a que tem maior número de crianças e adolescentes em acolhimento. Nova Friburgo tem 11 menores acolhidos e Teresópolis, tem nove.

    Ainda de acordo com o levantamento do Ministério Público, cerca de 52% dos 17 acolhidos em Petrópolis estão nas instituições há mais de um ano. Onze por cento deles estão acolhidos há mais de seis meses e quase 6% estão nas instituições há mais de cinco anos. Mais da metade desses meninos e meninas frequentam a escola.

    O levantamento mostra ainda que 76,47% das crianças e adolescentes acolhidas na cidade estão com ações de destituição do poder familiar ativas na justiça. E 11% deles estão com ações de guarda judicial ainda em andamento.

    A negligência dos pais ou responsáveis é o principal motivo dos acolhimentos das crianças e adolescentes em Petrópolis – 58,82%, de acordo com o Censo do Ministério Público. Em seguida vem o abandono (por pais e responsáveis dos menores) – 11%. Outro dado que chama a atenção é que quase 73% precisam de acompanhamento psicológico.

    Entre os anos de 2008 até agora, 490 crianças e adolescentes foram acolhidos em instituições de Petrópolis. Desse total, 52% foram reintegrados aos genitores; cerca de 35% foram adotados e 8% completaram a maioridade dentro das instituições.

    Últimas