• Petrópolis só vai receber mais vacinas contra febre amarela no fim do mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/03/2017 12:06

    Após a confirmação de dois casos de febre amarela no Rio de Janeiro, a secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu antecipar a vacinação contra a doença em 25 municípios considerados estratégicos, nas regiões Norte, Nordeste, Serrana e dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. Por enquanto, em Petrópolis, não haverá antecipação da vacinação e as doses devem chegar ao município no fim deste mês. Só neste ano foram aplicadas na cidade, 6.860 doses da vacina.

    A coordenadora do serviço de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Elisabeth Wildberger comentou que a população não precisa entrar em alarde por conta da falta de reposição e anunciou que o município já está se organizando para ampliar os postos de vacinação. “Com o fim do verão os casos tendem a diminuir, pois a proliferação do mosquito tem maior incidência no calor, por conta disso, o Estado anunciou que até o fim do ano deve ocorrer a imunização. De qualquer maneira estamos em estudo para ampliar os postos de vacinação que este ano ficou localizado apenas no setor de epidemiologia. Buscaremos dar mais acessibilidade à população que precisará se imunizar.”, disse Elisabeth Wildberger.

    Os primeiros dois casos de febre amarela silvestre foram registradas na cidade de Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos. De acordo com a secretaria de Estado de Saúde, um dos pacientes foi a óbito e o outro permanece internado. Os dos homens eram da área rural da cidade de Casimiro e sem histórico de viagem para áreas onde há comprovação da circulação da doença.

    A prioridade da campanha, nesta primeira etapa, segundo a secretaria de Estado de Saúde é imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais. Para a primeira etapa da vacinação dos habitantes destes 25 municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar um milhão de doses de vacinas, que foram entregues ontem (16) a SES, que fará a distribuição para os municípios. 

    A estratégia de antecipar a vacinação foi alinhada durante reunião do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, e o diretor de Bio Manguinhos, Artur Roberto Couto, na manhã da última quarta-feira (15) na Fundação Oswaldo Cruz. 

    Trinta municípios do Estado do Rio já faziam parte da região de bloqueio montada pela secretaria de Estado de Saúde. A previsão é que até o fim do ano, de forma gradativa, toda a população do Estado seja imunizada contra a febre amarela.


    MUNICÍPIOS DA REGIÃO ESTRATÉGICA

    * Terão a data do início de vacinação antecipada:

    – Araruama

    – Bom Jardim

    – Cabo Frio

    – Cachoeiras de Macacu

    – Casimiro de Abreu

    – Conceição de Macabu

    – Cordeiro

    – Duas Barras

    – Macaé

    – Macuco

    – Nova Friburgo

    – Rio Bonito

    – Rio das Ostras

    – Silva Jardim

    – Sumidouro

    – Tanguá

    – Trajano de Moraes


    Já estavam na área de vacinação de bloqueio (divisas com MG e ES):

    – Campos dos Goytacazes

    – Cantagalo

    – Cardoso Moreira

    – Carmo

    – Santa Maria Madalena

    – São Fidélis

    – São Sebastião do Alto

    – Sapucaia


    MUNICÍPIOS QUE JÁ ESTÃO NA REGIÃO DE BLOQUEIO:

    – Aperibé

    – Bom Jesus do Itabapoana

    – Cambuci

    – Comendador Levy Gasparian

    – Italva

    – Itaocara

    – Itaperuna

    – Itatiaia

    – Laje do Muriaé

    – Miracema

    – Natividade

    – Paraíba do Sul

    – Porciúncula

    – Quatis

    – Resende

    – Rio das Flores

    – Santo Antônio de Pádua

    – São Francisco de Itabapoana

    – São José de Ubá

    – Três Rios

    – Valença

    – Varre-Sai


    Últimas