• “Petrópolis sem fome”: rede de solidariedade quer atender 4 mil famílias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/05/2021 15:48
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Foi dada a largada nas arrecadações da rede de solidariedade “Petrópolis Sem Fome”, uma parceria da sociedade civil junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.  A iniciativa  busca amenizar a situação delicada de famílias que vivem com a insegurança alimentar e nutricional no município, impulsionando a arrecadação de alimentos e auxiliando as ações de solidariedade já existentes.

    Mais de 25 instituições, organizações ou ações solidárias de amigos se inscreveram no projeto. Ao todo, cerca de 4 mil famílias podem ser beneficiadas com a ampliação das doações e o apoio logístico dos mais de 40 voluntários cadastrados na rede.

    A arrecadação, inicialmente, está sendo feita em 5 pontos parceiros no Centro, Independência, Itamarati, Araras e Posse. Mas boa parte das instituições cadastradas também funcionarão como ponto de coleta.

    Outro ponto importante na arrecadação é com relação aos pedidos pontuais de alimentos ou determinados produtos. Muitas instituições cadastradas no “Petrópolis Sem Fome” possuem demandas específicas, como leite, por exemplo. É aí que entra a rede de solidariedade: pedindo as doações, administrando os alimentos arrecadados, promovendo a troca entre as instituições e ajudando na logística:

    “O trabalho de solidariedade já existe, é feito por associações de moradores, igrejas, terreiros, organizações sociais ou mesmo por famílias ou grupos de amigos do município. O que queremos é impulsionar e contribuir na arrecadação, na troca de necessidades e logística. Quanto maior a arrecadação, mais famílias receberão ajuda via instituições parceiras”, disse o vereador Yuri Moura (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

    Além do corpo de voluntários, dezenas de pessoas se inscreveram como doadores do projeto, o que deve ajudar no aumento da arrecadação e no acolhimento das demandas específicas de cada instituição parceira. A família que procurar ajuda através do projeto e não estiver cadastrada em nenhuma ação solidária, será encaminhada para inscrição na instituição parceira mais próxima de sua casa.

    A Comissão de Direitos Humanos, junto à equipe de organização voluntária, se comprometeu em divulgar relatórios públicos sobre a arrecadação e o andamento do projeto. Quem quiser ajudar, pode se inscrever no link bit.ly/petrosemfome.

    O formulário é para os que querem ser voluntários no Petrópolis Sem Fome ou mesmo para quem já possui alguma ação social e precisa de apoio. O contato também pode ser feito pelas redes do projeto: facebook.com/petropolissemfome e no instagram @petropolissemfome.

    Pontos de Arrecadação:

    • Centro:

    Mahara Tattoo e Piercing e Lust Company

    Galeria Arcádia 31, loja 09

    Horário de funcionamento: Seg a sab

    11h às 19h
     

    • Independência:

    Centro Educacional Comunidade Sao Jorge

    Rua Leonor Maia, 99

    Horário de funcionamento: Seg a qui

    10h às 16h
     

    • Araras:

    Associação dos Amigos do Bairro Jardim Araras

    Estr. Bernardo Coutinho, 9435

    Horário de funcionamento: Seg a sexta

    8h às 13h
     

    • Itamarati:

    Creche São José do Itamarati

    Rua Quissamã, 2012

    Horário de funcionamento: Seg a qua

    11h às 16h

    • Posse:

    Praça CEU

    Estr. União e Indústria, 32877

    Horário de funcionamento: Seg a sexta

    8h às 17h

    Últimas