• Petrópolis retoma ensino sobre noções de Defesa Civil nas escolas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/04/2022 16:41
    Por Redação Tribuna

    O município terá ensino de noções de Defesa Civil nas escolas. O objetivo é ensinar aos alunos os conceitos de prevenção e desastres.
    O projeto foi criado em 2014, sendo reconhecido, na época, pela Fundação Abrinq com o prêmio de Boas Práticas.
    A proposta é resgatar o trabalho de formação de escolas resilientes, por meio do fortalecimento dos conceitos de Defesa Civil e Meio Ambiente na grade curricular das unidades de rede pública de ensino.


    No modelo anterior, a iniciativa foi praticada em 23 escolas e agora, a ideia é levar o projeto para as 187 unidades da rede pública, abrangendo os alunos dos três segmentos: Educação Infantil, Fundamental I e II.
    O trabalho desenvolvido de forma intersetorial reúne para esta nova versão, representantes das secretarias de Defesa Civil, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, além de Cultura e Coordenadoria da Juventude. O grupo de trabalho visa definir metodologia para a inserção dos temas prevenção e mitigação de desastres nos ambientes escolares.

    O grupo atua na reformulação do projeto para que ele seja reinserido nas escolas, considerando as atualizações necessárias à metodologia aplicada nos anos de 2015 e 2016.
    A nova versão do projeto será levada para todas as 187 unidades escolares da rede pública de forma a intensificar a preparação da população, desde a juventude, para o enfrentamento de desastres. O decreto 622, de 2014, incluiu temas transversais na grade curricular que abordassem noções gerais de Defesa Civil e percepção de riscos.


    Por meio do projeto eram trabalhados com os alunos temas como desenvolvimento sustentável, medidas para a redução e percepção de riscos, além de reconhecimento e garantia dos direitos da criança e adolescente.
    O projeto também chegou a ser apresentado no Seminário Internacional: Desnaturalização dos Desastres, promovido pela Fiocruz, em 2015. A retomada do projeto visa fazer do trabalho um modelo de política pública em educação para emergências em ambiente escolar.

    Últimas